Vinhos de “artista”

Vinhos de “artista”

É cada vez maior o número de celebridades que empresta seu rosto e assinatura aos rótulos dos vinhos. A vinícola californiana Celebrity Cellars, situada em Sonoma County, possui vinhos com grandes nomes da música estampados em seus rótulos. Cabernet Sauvignon, da Barbra Streisand; Syrah, da Madonna; Chardonnay, dos Rolling Stones; e Merlot, do Kiss. Confesso que nunca os provei, mas sei que os preços não são baixos.

BUENO BELLAVISTA ESTATE, DE GALVÃO

Outra celebridade que caiu nas graças da vitivinicultura foi o brasileiro Galvão Bueno, que, em parceria com o grupo Miolo, produz dois rótulos em sua Bueno Bellavista Estate. Um espumante feito a partir das uvas Chardonnay e Pinot Noir e um tinto feito das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. São vinhos bem feitos, com bastante equilíbrio e boa complexidade. Glamour à parte, muitos desses exemplares valem a pena serem degustados por suas qualidades, mas a assinatura do artista e, muitas vezes, suas fotos estampadas nos rótulos também são ingredientes que instigam à curiosidade.

BANDERAS E SEU TEMPRANILLO


Agora, quem investe em negócio de vinhos é o espanhol Antonio Banderas. Sua vinícola, chamada Anta Banderas, fica na região espanhola de Ribera Del Duero e produz bons vinhos da cepa Tempranillo, muitas vezes misturada com as internacionais Cabernet Sauvignon e Merlot. Tive a oportunidade de prová-los recentemente. São vinhos que mostram a expressão do solo, com aromas bastante minerais e frutado bem fresco.

A CHARMOSA VINÍCOLA DE DEPARDIEU

Na bela região do Vale do Loire, na França, encontramos o Château de Tigné. Ali, são produzidos brancos das uvas Chardonnay e Chenin Blanc, rosés de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Gamay e da pouco utilizada Grolleau e tintos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, além de um vinho para sobremesa da apelação Coteaux Du Layon. Seu proprietário é ninguém menos que monsieur Gérard Depardieu (o eterno Cyrano).

PODEROSO COPPOLA


O badalado diretor Francis Ford Coppola foi mais longe. Montou uma vinícola-butique com grande variedade de vinhos, incluindo um espumante sob a alcunha de sua filha, a também diretora de cinema, Sofia. Rótulos modernos, investimento em qualidade de produção e um bom planejamento de marketing fizeram com que sua vinícola se tornasse um negócio rentável e que hoje funciona como algo maior do que simplesmente “uma paixão”.

*Graduada em Gastronomia, com especialização em Enogastronomia e maître-sommelier dos restaurantes D.O.M. e Dalva e Dito, em São Paulo.


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