Wikileaks revela verdades tristes

Meus Caros, tenho um bom amigo que sempre se sai com uma frase tristemente maravilhosa, afirmando: “A humanidade ainda vai me matar de vergonha”. Afinal, os seres humanos conseguem sempre mostrar o que de pior têm dentro de si. Pois foi exatamente essa sensação que tive hoje, ao ler na Folha de São Paulo a notícia de que o bisbilhoteiro mor do universo, o site Wikileaks, mostrou o nosso sempre tão glorificado Ministério das Relações Exteriores, intercedendo em favor dos pilotos do avião Legacy, que, em 29 de setembro de 2006, se chocou no ar com um Boeing da Gol, matando 154 pessoas. Segundo comprovam os documentos que vieram a público, o governo brasileiro teria pressionado os juízes do caso para que liberassem os pilotos americanos, permitindo-lhes retornar aos Estados Unidos, ou seja, garantindo-lhes a eterna impunidade no caso de condenação. Não posso imaginar que o governo brasileiro pudesse ter qualquer interesse legítimo no caso, necessitando abafar suas consequências, ou influir na condução de seu julgamento. É evidente que houve mais um vergonhoso episódio de subserviência do Brasil, justificado sabe-se lá por qual razão. Enquanto os diplomatas brasileiros faziam pressão sobre os juízes, as famílias de 154 brasileiros sofriam os dramáticos momentos de busca dos corpos de seus parentes queridos.

Tenho autoridade para falar no assunto, pois eu mesmo já perdi um irmão em um desastre aéreo, em 31 de outubro de 1996, quando o primeiro Fokker 100 da TAM caiu no Jabaquara. Naquele dia eu perdi meu amado Duda. A primeira reação, de toda a comunidade, foi de maravilhosa solidariedade, carinho vindo de todos os lados. Mas a solução policial e jurídica do caso arrastou-se cruelmente, por muitos anos, durante os quais a mídia não nos prestava mais qualquer atenção, e o judiciário brasileiro mostrou a sua pior face – a absoluta ineficácia. Os interesses do governo brasileiro, e isso os documentos divulgados pelo Wikileaks comprovam, estão com os governos estrangeiros, e com as grandes companhias aéreas. A mídia vai sempre bajular seus grandes anunciantes, e as famílias das vítimas vão ver suas perdas tratadas de forma fria e burocrática. Os documentos revelados agora comprovam aquilo que já se sabia, que muitas famílias no Brasil já sabiam: no Brasil, as vidas humanas não valem nada. Desastres aéreos são eternos apenas para as famílias das vítimas. O Brasil ofereceu favores ao governo americano, jogando seus próprios cidadãos nos atoleiros de seu Poder Judiciário. Brasil, essa é a sua cara. Abraço indignado do Cavalcanti.


Comentários

4 respostas para “Wikileaks revela verdades tristes”

  1. AMIGO REALMENTE É PRECISO QUE CONTINUEMOS NOS IDIGNANDO, DEPOIS DESTES ATOS DO MINISTRO DAS RELÇÕES EXTERIORES, O QE MAIS ESTA POR TRAS DESTAS CAIXAS PRETAS DA “DIPLOCIA” ENTRE
    RICOS E POBRES?
    MAIS FATOS DESSA NATUREZA JA SÃO COMUNS, AFINAL, VIVEMOS NO PAÍS DOS MENSALÕES, DO DINHEIRO NA CUECA E DAS PROPINAS- MAS NÃO PODEMOS NOS CALAR DIANTE DE TAIS FATOS: AFINAL, QUEM CALA CONSENTE.

    1. Dionandes,

      Calar, jamais!!! Mas é triste ver como os absurdos vão se repetindo, e nossa indignação não se esgota nunca. Indigna-se aquele que tem dignidade, e eu sempre creio que todos os homens de bem a têm. Quando vejo uma coisa dessas, nosso tão homenageado Itamarati, se prestando a um papel desses, é o fim da picada. Quantos Complexos do Alemão teremos de tomar, até que nosso país fique um pouco melhor? Benza Deus que tivemos a ajuda do Wikileaks, para conhecer melhor a verdade, da qual muitas vezes meramente suspeitamos.
      Ofereço a todos, sempre, esse espaço. Vamos botar nossa revolta aqui, por escrito. Aceito, sempre, sugestões de pautas para posts.
      Obrigado pela visita, volte sempre.
      Abraço do Cavalcanti

  2. Avatar de epson de miranda
    epson de miranda

    infelismente voçe tem razâo,o ser humano é um bicho esquisito,faz deuses as duzias mais nâo é capaz de amar o proximo como a se mesmo,exemplo desse triste fato,sâo as grandes empresas ,aereas não respeitão ninguem,só se importão com lucros,e se esquecem de supervisionar certas funções,que são de extrema importancia
    no bom funcionamento das maquinas sem falardas horas de espera,em aeroportos no cancelamento de viagens um verdadeiro desrepeitocom passageiros e funcionarios…

    1. Epson, é tristíssimo sim. Como disse no post, as questões que falam de aviões e controle de aviação me são caras e doloridas demais. Minhas memórias são muito tristes, e a revolta de deixa doente.
      Obrigado pelo comentário vamos continuar a fazer barulho por aqui.
      Abraços do Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.