A leitora Leila Orlandini pergunta na seção de comentários da matéria “Unimed deverá pagar multa de R$ 10 mil por atendimento não prestado em 24 horas” se poderá pedir reembolso da última mensalidade paga da Unimed. Ela teve atendimento negado e decidiu mudar de plano.
A redação da Saúde!Brasileiros entrou em contato com a empresa, que pediu o número da carteirinha para analisar o caso. A Leila poderá enviar para saudebrasileiros@gmail.com. Outros leitores que tiverem dúvidas poderão usar o e-mail para o contato.
Já o Procon-SP informa que uma das condições para a transferência do plano, é justamente estar em dia com as mensalidades do plano anterior. O órgão informa que a usuária poderá tentar o reembolso judicialmente, mas que o ressarcimento do valor vai depender do entendimento do juiz.
O Procon-SP informa ainda que a Unimed está dentro do prazo de 30 dias, estipulado pela ANS, para realizar a transferência dos clientes para outra empresa, sendo possível a prorrogação por mais 15 dias, caso haja determinação da agência.
Se não ocorrer a comercialização da carteira nesse prazo, informa o Procon, a ANS poderá fazer uma oferta pública para que as operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed.
Entenda
O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a ANS, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira grave.
No dia seguinte ao anúncio, o Procon de São Paulo recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.
Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vinha adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.
A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).
Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana
- A Unimed Paulistana deve transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora. O prazo inicial dado pela ANS acaba no início de outubro.
- Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
- Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.
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