Pais deveriam fazer menos comentários sobre o peso de suas filhas, sugere estudo

Quanto menos os pais comentarem sobre o peso das filhas, mais satisfeitas elas ficarão com o seu peso quando se tornarem adultas, diz estudo. A pesquisa, publicada no Eating & Weight Disorders, mostra que mulheres que lembram de comentários da família sobre sua forma física estão mais suscetíveis a ficarem acima do peso. Elas também ficam mais insatisfeitas com sua aparência, independente do peso que apresentam. 

Para o estudo feito na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, 501 mulheres entre 20 e 35 anos foram entrevistadas sobre a imagem que têm sobre o seu corpo. Dentre as perguntas, foram feitos questionamentos sobre como os seus pais teciam comentários sobre suas formas físicas.

Comentários dos pais sobre o corpo feminino na infância têm impacto na vida adulta. Imagem: Coletivo Representativid'arte.
Comentários dos pais sobre o corpo feminino na infância têm impacto na vida adulta. Imagem: Reprodução Facebook Coletivo Representativid’arte.

Aquelas com IMC (Índice de Massa Corporal)* considerado normal apresentaram 27% menos chance de lembrar de comentários negativos sobre o seu peso na infância. Elas também mostraram 28% menos probabilidade de lembrar de seus pais comentarem que estavam comendo de mais.

Um outro achado interessante da pesquisa é que mulheres, no geral, independentemente do peso, demonstravam mais infelicidade com sua forma física quanto mais comentários receberam da família sobre sua forma física na infância. 

O levantamento indica que comentários negativos sobre o peso é danoso para a imagem que as mulheres têm de sua forma física. “O que está claro é que comentários sobre o peso não são favoráveis para um peso saudável ou sobre a satisfação sobre ele”, escrevem os autores do estudo.

“Se você está preocupado com o peso da sua filha, evite criticar ou restringir a comida. Ao invés disso, estimule escolhas e comportamentos mais saudáveis e deixe que elas escolham por si mesmas. Afinal, são as escolhas que fizerem que vão determinar os seus hábitos ao longo da vida”, diz Brian Wansink, principal autor da pesquisa, em nota sobre o estudo.

O autor sugere que uma maneira de dar um “empurrãozinho” para essas escolhas é fazer com que opções mais saudáveis fiquem à mão e sejam mais saborosas.

Qual o impacto da pesquisa?

Segundo os autores, os resultados do estudo apoiam a ideia de que comentários negativos sobre o peso têm impacto na vida adulta. O estudo também se soma a um corpo crescente de evidências que apontam que os hábitos estabelecidos na infância são levados para a vida adulta.

Título do cartaz: Foco na alimentação da sua filha, não no seu peso. "Mulheres entre 25 e 30 anos cujos pais falaram sobre sua comida, e não sobre o seu peso, são mais satisfeitas com sua imagem corporal e até pesam menos na idade adulta". Imagem: Divulgação/Cornell University
Título do cartaz: “Foco na alimentação da sua filha, não no seu peso”. Quadros 1 e 2: “Mulheres entre 25 e 30 anos cujos pais falaram sobre sua comida, e não sobre o seu peso, são mais satisfeitas com sua imagem corporal e até pesam menos na idade adulta”. Imagem: Divulgação/Cornell University

*O Índice de Massa Corporal é um indicador utilizado para medir se o peso está saudável. É obtido pelo peso dividido pela altura ao quadrado. O índice é o parâmetro mais comum utilizado pela medicina, mas há críticas sobre ele. Especialistas consideram que a circunferência abdominal deve ser considerada. Saiba mais: “Por que a guerra da obesidade está enganando muita gente magra?

Fontes:

‘Don’t Eat so Much:’ How Parent Comments Relate to Female Weight Satisfaction”. Disponível aqui.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.