O leitor Gilberto dos Santos Ramalho quer saber se pode pedir reembolso à Unimed em caso de atendimento pago em hospital que se recusou a prestar atendimento.
A redação de Saúde!Brasileiros procurou o Idec, o Procon e a Unimed Paulistana para esclarecer a dúvida. Trata-se de uma questão cada vez mais recorrente entre os associados do referido plano de saúde.
A Unimed Paulistana diz que não há reembolso por se tratar de atendimento de urgência. A empresa ressaltou que os hospitais são obrigados a prestar esse tipo de atendimento. A operadora salienta ainda que, nesses casos, o cliente deve procurar a sua central pelo telefone (11) 3113-0800 e aguardar encaminhamento para laboratórios e hospitais que estão realizando procedimentos pela Unimed.
Já o Procon-SP informa que o beneficiário deve procurar primeiro a Unimed Paulistana e solicitar o reeembolso pela ouvidoria da empresa pelo telefone (11) 3113-0900. Se não houver acordo, informa a entidade, o cliente deve recorrer ao poder Judiciário.
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), que só presta assessoria aos seus associados, informou que a Unimed deve garantir o atendimento até que o processo de transferência dos seus associados para outros planos seja concluído. Por isso, o leitor deve procurar a empresa.
Negativa de atendimento
A Unimed orienta os pacientes que tiverem procedimentos em laboratórios ou consultas negadas a ligar na central de atendimento pelo telefone (11) 3113-0800 para orientações.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a maior parte dos pacientes está sendo encaminhada para os hospitais próprios da unidade. Nesses locais, a espera tem sido longa.
Entenda o problema com a Unimed Paulistana
O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a ANS, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira grave.
No dia seguinte ao anúncio, o Procon de São Paulo recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.
Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vinha adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.
A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).
O taxista Cláudio Natal Altobello, de São Paulo, procurava saber se deveria ou não pagar o próximo boleto da Unimed, com vencimento em 21 de setembro. Segundo a ANS, todos os beneficiários devem manter a mensalidade em dia para garantir sua migração para novas operadoras e ter direito ao atendimento.
Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana
- A Unimed Paulistana deve transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora. O prazo inicial dado pela ANS acaba no início de outubro.
- Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
- Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.
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