“Vai dar tudo certo!”, já diria nossa querida ex-colega de redação. E para os que acreditam nessa afirmação, vem, que o seu QUE SEMANA! está no ar!!
1- Uma incrível descoberta
O jornal Folha de S. Paulo começou bem a semana. Já no domingo (6), noticiou com destaque uma análise surpreendente:
Destaque do Painel da Folha, a notícia diz que quase dois terços (65%) dos eleitores de Eduardo Campos (PSB) disseram ao Datafolha que não votariam em Dilma Rousseff (PT). O número é próximo ao de eleitores de Aécio Neves (PSDB) que rejeitam a presidenta (70%). Números quase óbvios. Talvez a inversão do título da notícia causaria mais impacto: Cerca de 30% dos eleitores tucanos votariam em Dilma.
2- Democracia tucana e o caso do “helicóptero dos Perrela”
Ainda em teatro do absurdo, o senador tucano Aécio Neves, durante uma palestra que dava sobre “competitividade”, no Fórum da Liberdade, chamou o governo da presidenta Dilma Rousseff de “paquidérmico” e propôs o fim do Mercosul. Quando finalizou, Marcelo Ximenes, estudante de ciências sociais da PUCRS, fez um pergunta sobre o caso do “Helicóptero do pó”. Aécio deixou o palco sem responder. Em seguida o estudante, foi retirado por dois seguranças. “Quase me agrediram, foi isso o que aconteceu”, disse o estudante. Leia mais.
Ah, atualizações sobre o caso: os suspeitos por transporte de cocaína em helicóptero de Perrela foram soltos. Eles tiveram o pedido de soltura aprovado pela Justiça Federal do Espírito Santo, na tarde de segunda-feira (7). Em sua decisão, o magistrado Marcus Vínícius Figueiredo, da 1ª Vara Criminal Federal de Vitória, afirmou que os réus estão presos há mais de quatro meses, e considera “haver excesso de prazo para formação da culpa”.
3- “Esquerdismo” e credibilidade entreguista
“Hoje, se disser que sou de esquerda, as pessoas não vão acreditar. Embora seja verdade. É verdade!”, jurou Fernando Henrique Cardoso em debate no Museu da Arte no Rio. Bom, ainda bem que ele sabe. Ninguém acredita. Assim como os eleitores não acreditam em sua “influência política”- a pesquisa Datafolha, cerca de 57% dos brasileiros não votariam em candidato apoiado por ele.
4- Falando em Clinton
E se semana passada relembramos da sapatada do jornalista iraquiano em George W. Bush (possível causa do surto criativo dele), na última quinta-feira (10), o alvo foi a democrata Hillary Clinton. A ex-secretária de Estado dos EUA – e possível candidata às eleições presidenciais de 2016 -, discursava na convenção do Instituto das Indústrias de Rejeitos Recicláveis, em um hotel-cassino em Las Vegas, quando uma mulher lançou um sapato em sua direção. “Não pensava que a gestão de rejeitos fosse algo tão polêmico”, brincou Hillary.
5- O professor irônico e a pensadora contemporânea (sim!)
Um professor de uma escola pública de Taguatinga, no Distrito Federal, aplicou uma pergunta sobre a cantora Valeska Popozuda em um teste. O fato ganhou grande repercussão pelo fato do docente Antonio Kubitschek tê-la considerado uma “grande pensadora contemporânea”. Aliás, você deve ter visto passar em sua timeline algum comentário engraçadinho sobre o assunto. “E se fosse MPB ou uma música americana, que tanto é valorizada por nós? Será que daria a mesma polêmica?”, pergunta Valeska em sua conta do Facebook.
“Mas me espanta mesmo é todo mundo se preocupar com uma única questão da prova sem analisar os termos por trás disso tudo. E se o professor colocou a questão dentro do contexto da matéria? E se o professor quis ser irônico com o sucesso das músicas de hoje em dia?”, analisa Valeska. Mas o desfecho foi melhor do que poderíamos imaginar…
Em entrevista à BandNews FM, Kubitschek explicou que a questão foi feita em um contexto de debate sobre formação moral e valores da sociedade. Uma das formas de exemplificar o argumento, segundo o professor, foi mostrar o papel da imprensa nos valores da sociedade. “E essa discussão levou um tempo em sala e eu resolvi que a gente podia fazer um teste disso na escola: quando é que a imprensa vem para a escola? Em um fato positivo ou em um fato negativo?”, disse. A mídia pegou a isca e ajudou o professor a dar a lição mais exemplar que poderia dar aos seus alunos. A mídia não fala só a verdade, não apura com profundidade o fato e menospreza a cultura popular (alô pessoal! Funk é cultura!!).
6- Regras trabalhistas na internet
Mudando de assunto. Se qualquer um está sujeito a levar tarefas do trabalho para casa, na França, as federações trabalhistas conseguiram chegar a um acordo, que permite aos profissionais ignorar e-mails de trabalho enviados após as 18h, independentemente da urgência. Tempos modernos, regras modernas!
7- A pior falha de segurança da história da Internet e uma dica do governo paraguiaio
O bug HeartBleed – uma vulnerabilidade séria no sistema de criptografia OpenSSL – abalou as gigantes da internet nesta semana, já que pode ter comprometido pelo menos 500 mil servidores. O sistema é utilizado para proteger informações de sites seguros e servidores, garantindo que todas as informações como logins, senhas e detalhes bancários de usuários fiquem protegidas. Ainda não se sabe o quão grandes foram os estragos feitos por cibercriminosos com acesso ao HeartBleed, por isso, as recomendações de especialistas chegam a ser até radicais, pedindo que usuários evitem a Internet para operações com dados sigilosos, que exigem login, nesta semana!!! Vamos acompanhando…
Our team has fixed the #Heartbleed vulnerability across our main properties & is implementing the fix across our entire platform now.
— Yahoo Inc. (@YahooInc) April 8, 2014
Enquanto isso, o governo paraguaio lançou uma campanha tratando da dinâmica dos fluxos da internet. Fundamental para entender como é que funciona com tudo o que você publica na rede!
8- Marco Civil da Internet Mundial
A presidente Dilma Rousseff vai anunciar no dia 23 de abril, durante evento em São Paulo com representantes de dezenas de países, uma espécie de “Marco Civil da Internet mundial”, que deve reduzir o poder de governos, em especial dos Estados Unidos, na regulação e governança da internet, e também que deve dar maiores garantias à privacidade dos usuários. A proposta é uma resposta direta à espionagem conduzida pelos órgãos de inteligência norte-americanos. Leia mais.
9- Nobel diz que Brasil é referência de luta contra desigualdade
Na terça-feira (8), o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz e o diretor-executivo do Programa da ONU para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Joan Clos, citaram o Brasil de Lula como um exemplo de luta contra as desigualdades sociais. Durante o 7º Fórum Mundial de Cidades, Clos defendeu a geração de um “modelo latino-americano de bem-estar”, com prestações sociais como pensões, seguro desemprego, assim como serviços universais de saúde e educação, e acrescentou que as políticas de Lula são o caminho a ser seguido. Leia.
Falando em Lula, o ex-mandatário visitou na quinta-feira (10), o laboratório do projeto “Walk Again”. Veja detalhes aqui. Leia também o texto em que Miguel Nicolelis narra a emoção de ver o exoesqueleto, resultado do projeto Walk Again, dando os primeiros passos. Foi no mesmo dia em que relembramos o golpe de 1964. Para o neurocientista, isso reforça a existência de um Brasil que jamais permitirá que o medo volte a dominar a esperança. Aliás, o projeto de Nicolelis é capa da edição de abril da Revista Brasileiros.
Acompanhe no blog a contagem regressiva para o pontapé inicial da Copa.
10- Bienal do Livro de Brasília reúne grandes nomes e…
… Eduardo Galeano <3
Vencedor de vários prêmios internacionais e com obras traduzidas em diversos idiomas, defensor de propostas contestadoras e frequentemente associado a ideias políticas de esquerda, o escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano disse na sexta (11), em Brasília, que não voltaria a ler As Veias Abertas da América Latina, seu livro mais conhecido. Ele está em Brasília para participar da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, da qual é um dos homenageados. “Eu não seria capaz de ler o livro de novo. Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é pesadíssima. Meu físico (atual) não aguentaria. Eu cairia desmaiado”, brincou Galeano, que tem 73 anos. Nosso editor de literatura também acompanhou a abertura.
11- Dor, dor, dor… 20 anos do genocídio de Ruanda: Mais de 800 mil pessoas foram exterminadas em 100 dias de massacre
Estes são os números divulgados pela ONU. Oficialmente Ruanda calcula que foram quase um milhão de tutsis e hutus moderados mortos por extremistas hutus, a partir do dia 6 de abril de 1994. Estima-se, ainda, que 100 mil a 250 mil mulheres foram estupradas durante os três meses de genocídio. O trauma infinito completou 20 anos no dia 7 de abril, quando o país celebra um dia de reflexão. Ruanda busca reconciliação e a comunidade internacional, que podia evitar tanto sangue, ainda tenta compreender o próprio fracasso.
E os investimentos em armas de guerra e na paz atualmente são muitíssimo díspares: Enquanto que o mundo tem gastos militares em torno de US$ 1,75 trilhões para a guerra, os recursos para as 16 missões de paz em curso não passam de US$ 7,8 bilhões. “A cada 11 de setembro, há uma grande lembrança do atentado às torres gêmeas nos Estados Unidos, mas pouco se fala de Ruanda ou de outras guerras em países pobres”, aponta a professora Alejandra Pascual à Agência Brasil.
Documentos confidenciais, revelados em agosto de 2001 ao público, mostram que os Estados Unidos souberam que um genocídio era provável em Ruanda antes de a matança acontecer. Apesar da informação, o governo americano insitiu que as tropas de paz da ONU fossem retiradas do país. Em maio daquele ano, um memorando do Pentágono alertou contra o uso do termo “genocídio” para descrever os massacres de Ruanda, já que, sob o Tratado de Genocído de 1948, isso poderia legalmente obrigar as Nações Unidas – e, por extensão, os EUA – a agir. A história é triste demais e revela fatos que ninguém nunca vai conseguir esconder. Leia a análise de Clovis Rossi comparando a tragédia de Ruanda com a situação alarmante da Síria hoje. E abaixo um vídeo que mostra a resistência desse povo!
12- Crise cíclica?
E se a Petrobras está na berlinda do jogo eleitoral e uma CPI é discutida (ampliada ou não) para tratar da compra da refinaria de Pasadena, Texas, uma análise densa foi feita por um blogueiro do Jornal O Globo sobre a questão. Jean-Paul Prates afirma: “Ilegalidades sujeitas à devida apuração e punição exemplar à parte, é completamente equivocado, oportunista e até uma atitude de má fé afirmar-se que a empresa está ‘quebrada’ ou que foi o PT quem ‘afundou a Petrobras’. Há que ser justo e reconhecer que a empresa cresceu como nunca nos últimos 10 anos”.
13- Mostra evidencia relações entre China e Brasil na arte
A mostra China Arte Brasil – que teve abertura nesta quinta-feira (10) – evidencia o momento de transformação do Dragão Asiático e traça paralelos de que a arte contemporânea dos dois países percorreram trajetórias similares, nas últimas décadas. Isso foi o que o público constatou durante o colóquio promovido pela ARTE!Brasileiros, na sexta-feira, dia 4 de abril. A exposição, que reúne mais de cem obras de 52 artistas chineses (como o incrível Ai Weiwei) fica em cartaz na OCA, no Parque do Ibirapuera, até o dia 18 de maio.
14- É amor ou cilada?
Na quinta-feira (10), rolou a cerimônia do Rock & Roll Hall of Fame em que o Nirvana foi o grande homenageado. A banda grunge finalmente entrou para o “panteão do rock”. Kurt Cobain se matou há exatos 20 anos, por esta razão, foi mais lembrado. Já falamos na semana passada sobre os vinte anos da morte deste que marcou gerações e continua conquistando fãs. O que trouxe o Nirvana a esta edição do QUE SEMANA! – fora a importante homenagem – foi esta supreendente imagem:
Courtney Love apareceu na cerimônia e abraçou Dave Grohl e Novoselic – seus maiores desafetos – esquecendo (?) o ódio mútuo. Ela postou esta imagem em seu Twitter… Leia mais.
15- Guardian localiza as capas dos clássicos no Street View
O jornal britânico The Guardian resolveu chamar Halle Docherty, especialista na ferramenta Street View do Google, para criar montagens com a imagem dos lugares que serviram de cenário para a fotografia de capa de álbuns históricos da música mundial, veja alguns abaixo e todos neste link.
16- CHEGAAAA
Chega, minha gente. Coragem para enfrentar o que vem por aí e já com saudades do saudoso Windows XP, que nesta semana se despediu em definitivo. Vamos curtir o final de semana, como essa garota está curtindo o seu felino…
Deixe um comentário