Para quem tinha dúvidas… Sim, a Copa começou e o seu semanário está animado! Muitas coisas aconteceram durante os últimos dias, mas o saldo foi positivo. Chega aí, pessoal! O seu QUE SEMANA! está no ar!
1- A Copa do Mundo é nossa
A cerimônia de abertura do mundial de futebol aconteceu na quinta-feira (12). Um dia dos namorados celebrado em família – de 200 milhões de brasileiros. Uma família que está em discussão – como todas. Uma parte vibra, outra parte questiona os gastos com a Copa, outra parte apenas torce contra e paga 990 reais para vaiar a presidenta de forma vulgar e machista. Mas o saldo é positivo!
Sobre a cerimônia, algumas as pessoas não curtiram os vazios no meio de campo – queriam ver a exuberância e deslumbre de plumas e fantasias de um desfile de escola de samba – mas esse aí é o padrão Fifa de abertura. Veja como foram nas últimas edições:
Muita gente ainda criticou, também, o musical de Claudia Leitte, Pitbull e Jeniffer Lopez. Mas, a mídia internacional celebrou. A BBC publicou: “Copa começa com cerimônia colorida”; o Guardian: “Torneio abre com música, paixão e J-Lo”; Já a rede CNN destacou o avanço científico da pesquisa de Nicolelis: “exoesqueleto dá o primeiro chute na Copa do Mundo”.
Nós da Brasileiros torcemos pelo Brasil e pela seleção brasileira e isso não nos faz menos ou mais críticos em relação aos problemas que temos a resolver no País. Hélio Campos Mello, diretor da redação da casa, explica em artigo porque torcer pela seleção: “Em 1970, torcemos pelo Brasil que ganhou o tri no México e havia um general torturador sentado na cadeira da presidência em Brasília. Hoje em plena democracia – e em democracia plena – por que torcer contra? É muita burrice, para dizer o mínimo, torcer contra para abalar o prestígio da Presidenta (é presidenta, sim: Houaiss, página 1546). E vale dizer que a única relação entre Dilma e Médici é que ela foi torturada por ele.”
>> Leia também: Teve relincho e “Se a Dilma vier aqui na periferia de SP nós vamos enchê-la de beijos. Onde já se viu mandar uma mulher para aquele lugar”,
É. Aqui nos mantemos críticos e confiantes. Sobre a manifestação de falta de civilidade, uma informação: 70% das pessoas que estavam na na abertura da Copa eram homens que patrocinam o evento. A presidenta Dilma Rousseff respondeu que não vai se deixar perturbar, veja no vídeo:
2- A Febre brasileira
Fora o mau humor, a festa da Copa está completa, até porque vencemos a primeira partida contra a Croácia, por 3 a 1.
O craque Neymar marcou dois gols. Oscar um.
O gol da Croácia foi marcado por Marcelo, nos primeiros mininutos da partida. Ele tentou justificar o erro após a partida, mas não precisava. Olha a cara que ele fez assim que fez a “jogada”:
E sabe quem resumiu bem o sentimento generalizado durante esses dias? O volante alemão Bastian Schweinsteiger. Em entrevista ele afirmou: “Estou com a febre brasileira”. Primeiro, ele apareceu em vídeo caseiro cantando o hino do Bahia. Depois, Schweinsteiger afirmou que os os brasileiros são um exemplo, com sua alegria, positividade e amor pela vida e completou: “E, pelo que ouvi, a economia brasileira também está se fortalecendo já faz algum tempo –uma combinação excelente”.
3- Coluna social
Cada semana uma novidade – a gente adora. Na quinta-feira (12), durante a cerimônia da abertura da Copa, a apresentadora Luciana Gimenez postou em sua conta no Twitter a seguinte imagem:
No momento pic.twitter.com/xSJlFd7EQI
— Luciana Gimenez (@lulusuperpopy) 12 junho 2014
Resume bem o sentimento do país ter conseguido realizar o evento. Dias depois, seu ex-affair, Mick Jagger também tuitou. O astro da banda Rolling Stones, que ficou conhecido como “pé frio” na Copa do Mundo de 2010, desejou sorte à seleção da Inglaterra que jogou neste sábado (14) contra a Itália, na Arena Amazônia. O resultado da torcida do rockstar foi a vitória da Itália. Começamos bem!
4- Oh, não! Querem politizar a ciência
Aconteceu! Um dos voluntários do Projeto Walk Again, Juliano Pinto, 29 anos, deu o chute inicial na abertura da Copa do Mundo. O projeto, resultado de 30 anos de pesquisa, reuniu um esforço internacional de uma equipe de 156 pesquisadores liderado pelo brasileiro Miguel Nicolelis. Juliano utilizou o exoesqueleto, uma veste robótica que utiliza a interface cérebro-máquina para movimentá-lo. A transmissão oficial do evento só destinou três segundos para o chute, a Rede Globo nem se quer comentou, dividiu a tela com a chegada do ônibus da seleção e por isso foi muito criticada. Nós detalhamos como foi neste link.
Como já falamos por aqui, Nicolelis vem sendo alvo de parte da imprensa nacional por ser de esquerda. Na terça-feira (9), o jornal Folha de S.Paulo requentou nota, publicada em março, para questionar os avanços do projeto no campo da neurociência (veja o link). Isso porque, recentemente, Francis Collins, ex-diretor do “Projeto Genoma”, se disse encantando com os resultados do Walk Again, que podem dar a Nicolelis o Prêmio Nobel de Ciência. Na sexta-feira (13), Reinaldo Azevedo decidiu criticá-lo.
5- Por essa você não esperava
Zebra? A Espanha está chocada. É que o time perdeu de 5 a 1 para a Holanda. Eis o gif que define as reações pós-lavada:
6- Falando em bola
Está em cartaz em São Paulo, a exposição “Obsessão Infinita”, de Yayoi Kusama. O universo particular desta artista, uma das mais significativas da contemporaneidade, é apreciado por todos, pelo caráter ingênuo, investigador e inusitado. Entenda e assista a entrevista que fizemos com os curadores, no Instituto Tomie Ohtake. Somos todos bolinhas!
7- Harry Potter e a camisa velha da CBD
Em entrevista à Brasileiros, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) disse que se prepara para assistir a Copa com camisa criada em 1962: “Eu me recuso a usar a da CBF”.
8- Caçador de doenças raras!
Pense algo extraordinário, como o combate preventivo de alguma doença raríssima. Não vai demorar para que isso se torne real através do sequenciamento genético – que poderá ser feito logo após o nascimento e com precisão e abrangência hoje inimagináveis. Inova!Br entrevistou um dos sócios de uma empresa brasileira que está desenvolvendo tecnologia para tal, o médico David Schlesinger. Ele foi selecionado recentemente pelo MIT Techonology Review como um dos dez inovadores brasileiros com menos de 35 anos.
9- O humor combativo do fundador do Pasquim em exposição
“A natureza do humor é ser contra. Contra a autoridade, o estabelecido. A natureza do humor é revelar o que está escondido por trás da aparente normalidade, do poder.” Assim resume Claudius Ceccon, um dos principais cartunistas brasileiros, que celebra agora mais de 50 anos de carreira com a exposição retrospectiva Claudius: Quixote do Humor.
Mais humor? Neste mês, a Brasileiros que chega às bancas tem como destaque o humor, aliás, o bom humor no teatro, cinema, TV, jornais e na… internet. Em entrevista à Brasileiros, Jeferson Monteiro, criador de Dilma Bolada, fala de Copa do Mundo, eleições e o (bom) humor na web.
10- O ataque de Barbosa
Durante a sessão da última quarta-feira (11), o ministro do STF Joaquim Barbosa não deixou o advogado de José Genoino falar por dois minutos e chamou a segurança para expulsá-lo. Assista.
Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-deputado, argumentava da Tribuna do STF que as execuções penais têm prioridade sobre outros casos, criticando assim a conduta do magistrado. Barbosa mandou Genoino de volta para a penitenciária da Papuda, em Brasília, sem atender ao pedido da defesa, à Corte, para permitir que o condenado na Ação Penal 470 cumpra prisão domiciliar. De acordo com o advogado, “manter o apenado na penitenciária representa um risco excessivo à sua vida, tendo em vista o seu quadro clínico, o comprovado malefício que o ambiente carcerário impõe à sua saúde e as precárias condições de atendimento médico já existentes”.
11- Enquanto isso
Você viu esta? PM invadiu mesmo a casa de uma jornalista por suposta difamação contra Aécio Neves nas redes.
O Ministério Público do Rio de Janeiro determinou nesta quarta-feira a execução de mandados de busca e apreensão contra seis pessoas suspeitas de difamar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a fim de recolher de suas residências computadores, pen-drives, câmeras fotográficas e outros aparelhos eletrônicos. Os mandados de busca e apreensão do MP foram emitidos após pedido de investigação feito pelo próprio senador. Em entrevista ao portal Viomundo, a jornalista Rebeca Mafra, do Rio de Janeiro, que viu a polícia fazer uma busca em sua casa, afirma: “Nunca falei nada do Aécio nas redes sociais”.
12- A criatividade de um cidadão e a ousadia da ciência
O que você faria se passasse a noite completamente sozinho em um aeroporto? Richard Dunn gravou um videoclipe. O Aeroporto Internacional McCarran de Las Vegas fecha durante a noite. Não há voos nem funcionários, então Dunn passou a madrugada se divertindo com a câmera de seu iPhone. A música escolhida? “All by myself”, da Celine Dion, claro. É genial. Veja:
Já Margaret Howe Lovatt queria ensinar o golfinho Peter a falar inglês, mas acabou compartilhando a “língua do amor” com o mamífero. A mulher afirma ter feito sexo com o golfinho como parte de um experimento na década de 1960. O golfinho era objeto de um estudo da Nasa, que tinha como objetivo ensinar o inglês aos animais.
13- Chega!
Chega, chega, chega… Tanta coisa. Só resta desejar boa semana, amigos! E torçam bastante! E para quem não curte futebol, confira nossas dicas na Agenda!B. E que venham nossos hermanos mexicanos! Leia as outras edições do QUE SEMANA! e acompanhe os resultados dos jogos, as análises e histórias nas ruas pela Brasileiros.
Deixe um comentário