Estamos de bom humor. Está tudo errado, mas está tudo bem! Vamos dar um recado, política não é isso daqui não:

Eleição é coisa séria, define as conduções do nosso Brasilzão – não é para melhorar a vida de quem é eleito para “representar” o povo. Então se sente aí, vem ler seu semanário preferido e se informe sobre tudo o que aconteceu na política, cultura e zoeira. O seu QUE SEMANA! Brasileiros está no ar!

1- O melhor das campanhas

E se política é papo sério, as campanhas nem sempre são (afinal existe espaço para a zoeira). Por esta razão listamos, logo de cara, as imagens que marcaram a semana:

Na quinta-feira (11), Dilma Rousseff comeu um espetinho de carne passado na farofa:

Presidenta bem nutrida.
Presidenta bem nutrida.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que tenta uma reeleição, pediu ajuda ao poodle Hugo Henrique:
Álvaro Dias recorre ao apoio de Hugo Henrique.
Álvaro Dias recorre ao apoio de Hugo Henrique.

Os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) discutiram no Twitter na quinta-feira (11). Em comício em Montes Claros, no Norte de Minas, Aécio disse que Marina tem o hábito de voltar atrás nas decisões que toma. No mesmo dia, Marina publicou em sua conta no microblog que o concorrente Aécio Neves (PSDB) está imitando a presidente Dilma Rousseff e tentando “desconstruí-la” publicamente. O tucano ironizou na sequência:


No sábado (13) Dilma mandou bem no passinho do funk e postou em seu perfil oficial do Facebook, se liga:



E para finalizar, na manhã deste domingo (14), Aécio Neves decidiu jogar capoeira com seu amigo Ronaldo Fenômeno.

Todo mundo quer manjar dos paranauês...
Todo mundo quer manjar dos paranauês…
Uma observação, a gente apoia atos de zoeira, mas o candidato tem que ter coerência nos seus discursos.

2- Parece piada, mas não é

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, município paranaense de 334 mil habitantes, divulgou documento em que propõe dar apoio ao candidato que defender o fim do voto para quem se beneficia de programas de transferência direta de renda, nas esferas municipal, estadual ou federal. Sério. É aquele velho argumento de quem ganha o Bolsa Família não poderia votar. E os outros programas – como o Ciência Sem Fronteiras, as bolsas de iniciação científica de universidades públicas, etc – como ficam esses votos na cabeça de quem pensa assim?

Enquanto isso, os três principais candidatos defendem a ampliação e permanência do programa federal.
Enquanto isso, os três principais candidatos defendem a ampliação e permanência do programa federal.

3- Últimos números e o DataBrasileiros

Na última sexta-feira (12), o Ibope mostrou um crescimento da presidenta Dilma Rousseff (PT) em relação às pesquisas anteriores. Ela abriu vantagem em relação a Marina Silva (PSB), somando 39% das preferências contra 31% da ex-senadora. Aécio Neves (PSDB) continua com seus 15%. No entanto, em uma simulação de segundo turno, Dilma e Marina duas estão tecnicamente empatadas. Leia mais

Dilma abre vantagem.
Dilma abre vantagem.
Se as pesquisas indicam um cenário instável, nós te perguntamos, na humildade (já que não somos o Datafolha, nem o Ibope ou o Vox Populi): Você, no primeiro turno… em quem vai votar?

4- O choro de Marina

Semana tensa nas campanhas. O dia 5 de outubro se aproxima. O crescimento de Marina Silva parece ter se estabilizado. Dilma cresce aos poucos. As campanhas dos principais candidatos usam do medo para convencer o eleitor. Aécio e Marina fizeram isso desde a largada. A coligação de Dilma começou a questionar as visões políticas de Marina, nas últimas semanas. 

Eis que na sexta (12), a Revista Veja dá na capa a chamada: “A fúria contra Marina – Nunca antes neste país se usou de tanta mentira e difamação para atacar um adversário como faz agora o PT”. No site do semanário, no mesmo dia, a manchete baseada mostra um outro ataque: “Marina diz que Dilma vai nomear mais diretores para ‘roubar a Petrobras’.” 

Reprodução.
Reprodução.
No sábado (13), a Folha de S.Paulo dá corda ao drama midiático e noticia: “Marina chora ao falar de Lula e se diz injustiçada“. O jornal narra uma cena em que Marina faz um desabafo e chora ao ser questionada sobre as críticas que recebeu do ex-presidente.

No sábado ainda, em carreata em Diadema Lula afirmou: “Nunca falei mal de Marina e vou morrer sem falar mal dela. Ela é que tem que explicar porque nasceu, cresceu e ganhou todos os cargos no PT e falou mal do partido nessa semana”, disse. Ainda ao se referir a Marina, Lula afirmou que um verdadeiro líder não muda de partido a todo momento e nem de opinião.  

Reprodução.
Eleições emocionantes. Lula e Marina foram aliados durante 27 anos. Reprodução.

No domingo (14), Dilma reafirmou: “Quem se acha coitadinha não pode ser presidente da República”. 

A presidente disse ter ficado indignada com as críticas de Marina à gestão do PT na Petrobras e lembrou que a concorrente foi do PT durante 27 anos, dos quais boa parte pertenceu à bancada petista no Congresso e à equipe de ministros do ex-presidente Lula. “Ser presidente é aguentar críticas e pressão todos os dias. Tem que ter coluna vertebral. Quem leva críticas para o lado pessoal não vai ser bom presidente”, disse.

5- Preta Gil, Pelé, Aranha e o racismo

Na quarta-feira (10), Preta Gil ficou em choque.

A cantora compartilhou uma imagem no Instagram em que aparece em uma capa de revista feminina em um comparativo: no lado esquerdo a foto original, no direito, a imagem tratada. E pasmem, a cor de sua pele alterada pelos editores de imagem da revista. Preta desabafou: “Em estado de choque! Não tem como não me indignar, pois fiz essas fotos para capa dessa revista e a mesma foi publicada sem minha aprovação e do fotógrafo. O Photoshop foi feito por conta própria. Aí esta o resultado !! A foto original esta linda, nem precisava de grandes ajustes. Pra que isso? Que vergonha!!! O trabalho de todos os profissionais envolvidos foi comprometido. Infelizmente essa que está na capa da Revista não sou eu!!”. QUE SEMANA! pergunta: Para que isso, gente?



Enquanto isso…
Pelé causou polêmica na semana que passou por dizer que acredita que o goleiro Aranha se precipitou ao denunciar racismo no estádio. Na quarta-feira (10), o “Rei do Futebol” disse que, se fizesse o mesmo que Aranha em todas as partidas que disputou e lhe fizeram ofensas racistas, não teria terminado nenhum jogo. “O torcedor, dentro da sua animosidade, ele está gritando ali. A gente tem que coibir o racismo, mas acho que não é tudo que vai coibir”, tentou explicar. Vai entender.

Imagem divulgação.
Imagem divulgação.

6- Relatório da ONU condena racismo no Brasil

E para quem não acredita que o racismo precisa ser combatido – como Pelé -, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou, na sexta-feira (12), um relatório em que afirma que o racismo no Brasil é “estrutural e institucionalizado” e “permeia todas as áreas da vida”. No documento, os peritos concluem que o “mito da democracia racial” ainda existe na sociedade brasileira e que parte substancial dela ainda “nega a existência do racismo”. As constatações são claras: os negros no País são os que mais são assassinados, são os que têm menor escolaridade, menores salários, maior taxa de desemprego, menor acesso à saúde, são os que morrem mais cedo e têm a menor participação no Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, são os que mais lotam as prisões e os que menos ocupam postos nos governos. Leia mais.

Registro da ação feita no final do ano passado pela ONG "Observatório das Favelas", no Rio de Janeiro, para chamar a atenção das mortes entre os jovens negros.
Registro da ação feita no final do ano passado pela ONG “Observatório das Favelas”, no Rio de Janeiro, para chamar a atenção das mortes entre os jovens negros.

7- Taca-lhe pau na F1!


O menino Leandro Beninca, 9 anos, virou sucesso no Youtube após narrar a aventura que seu primo de 12 anos descendo de carrinho, numa trilha na cidade de Taió, SC. O vídeo “Taca-lhe pau” tem mais de 2,7 milhões de visualizações. A novidade é que Leandro foi anunciado, na quarta-feira (10), o narrador oficial do comercial do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Hehe. Viral sempre nos olhos da publicidade.

8- Homofobia no Brasil – e no mundo

A história começou assim: Estava confirmado, para o sábado (13), um casamento coletivo em Santana do Livramento (RS), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto. A polêmica surgiu quando foi noticiada a presença de um casal de pessoas do mesmo sexo dentre os que participariam da cerimônia. Durante a semana, surgiram ameaças de morte e de incêndio, o CTG reforçou a segurança. Não adiantou. Na quinta-feira (11), o local foi incendiado. Mas a juíza Carine Labres, que propôs que o casamento coletivo, reafirmou o compromisso de celebrar os casamentos. Ela continuou recebendo ameaças de morte. No sábado (13), enfim, foi realizada a cerimônia dentro do Fórum. Todos casais saíram felizes. Todos, incluindo Solange Ramires, 24 anos, e Sabriny Benites, 26 anos, que foram muito aplaudidas. Agora me responde, por que o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda gera polêmica e violência?

Reprodução.
Reprodução.

Mas, nem sempre o final dessas histórias é de superação e felicidade.

Na quarta-feira (10), o adolescente João Antônio Donati, 18 anos, foi encontrado morto em um terreno baldio na cidade de Inhumas, região metropolitana de Goiânia (GO). Segundo a polícia, dentro de sua boca foi encontrado um bilhete que continha os seguinte dizeres: “Vamos acabar com essa praga”. O assassino, um jovem de 20 anos que teve a identidade preservada pelo delegado, mantinha relações sexuais com a vítima, mas negou ser homosexual… A homofobia é uma pauta é importante e deve ser discutida por todos os candidatos nesta eleição.

João Antônio Donati, 18 anos, perdeu a vida por causa da homofobia.
João Antônio Donati, 18 anos, perdeu a vida por causa da homofobia.

Enquanto isso… na cidade de Kennesaw, Geórgia (EUA), o garoto Daniel Pierce, 20 anos, revelou para a família que é gay. Eles pareciam aceitar. Eis que um dia, nove meses depois, o clima pesou e ele foi expulso de casa. Daniel gravou tudo e postou no Youtube na mesma noite, no último agosto. O vídeo tem mais de 6 milhões de visualizações. Daniel conta: “Se um pai assistir e mudar a forma de abordar seu filho, já terá valido a pena”. 


9- Há esperança


Os estudantes do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, resolveram vestir saias em solidariedade a uma aluna transgênero, que foi proibida pela direção de ir com a peça à escola. Leia mais.



10- Governo chileno admite ter sofrido ataque terrorista

O governo do Chile admitiu nesta terça-feira (9) que a bomba de fabricação caseira que explodiu em um comércio dentro da estação Escuela Militar, da Linha 1, uma das mais movimentadas do metrô de Santiago, deixando 14 feridas, nesta segunda (8), foi um ato terrorista, apesar de se desconhecer os autores da ação e suas motivações. “Nos parece que este é um ato abominável e vamos usar todo o pesol da lei, inclusive invocando as nossas leis antiterrorismo, porque os responsáveis precisarão responder”, disse nesta manhã o porta-voz do governo, Alvaro Elizalde. Entenda.

Reprodução.
Reprodução.

11- Vogue Kids faz ensaio com crianças em poses sensuais 

A revista Vogue Kids de setembro escorregou feio e publicou um ensaio sensual (!) com crianças. Isso mesmo. Pernas abertas, blusas levantadas e a objetificação do corpo das meninas. Blogueiros, representações sociais, e internautas se manifestaram e a revista vai ser tirada de circulação. Leia mais.

Reprodução.
Reprodução.

12- Arte, arte contemporânea e zoeira…

A gente ama arte, você sabe. Aliás se não conhece, baixe a revista ARTE!Brasileiros com os destaques da arte contemporânea no Brasil e no mundo. E para aprofundar a reflexão sobre o que é ser contemporâneo e discutir quais são os espaços para a fluência da contemporaneidade nas artes visuais, reunimos especialistas do mundo todo, em três dias de evento em duas cidades – Rio e São Paulo -, coincidindo com a abertura da 31a Bienal de São Paulo e a Art Rio. Para ler todo conteúdo gerado por estes seminários, clique aquiaqui e aqui

A norte-americana Alanna Heiss, uma figura icônica da arte contemporânea, e Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio.
A norte-americana Alanna Heiss, uma figura icônica da arte contemporânea, e Paulo Herkenhoff, diretor do Museu de Arte do Rio.

Ah, nós estivemos também na ArtRio que abriu ao público na quinta-feira (11) no Píer Mauá, na Zona Portuária da cidade. Eram cinco armazéns com obras de 2 mil artistas de 14 países diferentes. E quem fez uma cobertura “especial” do evento foi ela – ‘ai que loucura’ – Narcisa Tamborindeguy. A “arte orgânica” dela virou meme (constrangedor). “Don’t touch, it’s art”! 

13- CHEGAAAAAA

CORAGEM! Mas, coragem mesmo, galera…

E saiba que a vanguarda da mudança é feminina – as mulheres, em geral, estudam por mais tempo que os homens, têm menos filhos do que suas mães e influenciam fortemente nas decisões de consumo da família. Leia mais no artigo de Renato Meirelles, do DataPopular. Leia também as reações dos brasileiros ao lançamento do iPhone 6 plus…

A zoeira dominou o lançamento do produto.
A zoeira dominou o lançamento do produto.

Vamos em frente! Boa semana! E se você achou que faltou alguma notícia neste semanário envie sua sugestão nos comentários. Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).


Comments

3 respostas para “QUE SEMANA! #54”

  1. Maravilha! Parabéns Luana! Sou sua fã!

  2. Avatar de Carlos Vieira
    Carlos Vieira

    Concordo com Suelyn, show de bola! A foto dos alunos do CPII divertida e irreverente, um tapa de luva nos preconceituosos! Mostra que ainda podemos acreditar na juventude do Brasil. Parabéns!

  3. Primeira vez que leio o QUE SEMANA!. Adorei a narrativa, parabens ao autor:-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.