Muito obrigada! #Dilmais4anos pic.twitter.com/LcPPKMOgHz
— Dilma Rousseff (@dilmabr) 26 outubro 2014
Ganhar ou perder faz parte do jogo democrático. Nosso trabalho continua. Muito obrigado, povo brasileiro! pic.twitter.com/SD6zB0aHzU
— PSDB (@Rede45) 26 outubro 2014
O pleito foi acirrado e vários fatos marcaram a última semana. Confira!
1- Revista Veja publica direito de resposta de Dilma
A revista Veja publicou na madruga deste domingo (26) o direito de resposta concedido ao PT pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação à reportagem de capa da semanal desta semana. A matéria afirma que a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam do esquema de corrupção da Petrobras. Na nota, a coligação “Com a Força do Povo” afirma: “A democracia brasileira assiste, mais uma vez, a setores que, às vésperas da manifestação da vontade soberana das urnas, tentam influenciar o processo eleitoral por meio de denúncias vazias, que não encontram qualquer respaldo na realidade, em desfavor do PT e de sua candidata”. Leia mais.
Aliás, esta capa da Veja, próximo do dia da votação muita repercussão nas redes sociais e foi criado o meme “Desespero da Veja”. Está tudo reunido num Tumblr e nesta galeria abaixo:
2- Dilma vai processar a revista
Ainda sobre o assunto, a presidenta e candidata a reeleição Dilma Rousseff (PT) reservou um espaço para responder a capa da revista Veja durante o último programa eleitoral, exibido na sexta-feira (24). Segundo ela, a reportagem que insinua que Lula e ela sabiam do esquema de corrupção na Petrobras é uma “barbaridade” e uma “infâmia”. Veja o vídeo:
“A revista excedeu todos os limites da decência e da falta de ética, pois insinua que eu teria conhecimento prévio dos maus feitos na Petrobras e que o presidente Lula seria um de seus articuladores. A revista comete esta barbaridade, esta infâmia contra mim e contra o presidente Lula sem apresentar a mínima prova”, disse em um dos trechos da sua fala. Leia mais.
3- Doleiro Youssef passa bem e deve ter alta em 48 horas
A onda de boataria pré-eleições chegou a divulgar a informação de que o doleiro Alberto Youssef estava morto. Mas não pessoal, ele passa bem, de acordo com informações da assessoria do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde está internado desde ontem, sábado (25). Ele foi encaminhado para atendimento médico depois de se sentir mal na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Boletim médico afirma que o quadro clínico de Youssef é estável e apresenta sinais de desidratação. Os exames laboratorias do paciente, ainda de acordo com o hospital, estão dentro da normalidade. A equipe descarta qualquer suspeita de envenamento, notícia que circulou em páginas da internet. A previsão é que Youssef permaneça mais 48 horas internado. Após a alta, ele deve retornar a carceragem da PF em Curitiba. Leia mais.
4- Urna eletrônica é queimada
Um eleitor de Minas Gerais foi preso em flagrante na manhã deste domingo (26) sob suspeita de ter ateado fogo em uma urna eleitoral. Segundo a Polícia Militar, José Milton Pereira, 42, destruiu o equipamento da Justiça eleitoral como forma de protesto. “Ele diz que é autônomo e não consegue se aposentar por invalidez no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social)”, afirmou a capitã Graciele Rodrigues, porta-voz da corporação. O crime aconteceu por volta das 9h30 na escola estadual Miguel José da Cunha, localizada na região central de Porteirinha (a 591 km de Belo Horizonte). Assim que conseguiu acessar a urna, Pereira retirou do bolso um frasco de desodorante que continha gasolina, jogou sobre o equipamento e riscou um fósforo. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), 67 pessoas votaram antes do ato criminoso na urna danificada.
5- Filha de Roberto Jefferson é detida por crime eleitoral – ela pedia votos para Aécio
A deputada federal eleita Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, delator do caso do mensalão em 2005, foi detida por crime eleitoral na manhã deste domingo (26). Cristiane estava com um grupo detido por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e acusado de fazer propaganda boca de urna. Segundo uma fonte da Justiça Eleitoral disse ao jornal O Globo, houve uma denúncia de que ela estava na porta de escolas pedindo votos para o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB). Cristiane, diz a fonte, estava com cabos eleitorais e bandeiras.
6- Lindsay Lohan e Naomi Campbell apoiam Aécio em ação de marketing – crime eleitoral?
A atriz norte-americana Lindsay Lohan e a top model Naomi Campbell declararam apoio a Aécio Neves na terça-feira (20). Ao usar a hashtag #HTVBR no twitter e assinar @HollywoodtvBR no Facebook, Lindsay levantou a suspeita de que o apoio tenha sido pago. O site da HollywoodtvBR, multinacional de promoção de marcas e artistas, divulgou o apoio em forma de “conteúdo”, ou seja, criou nota sobre o assunto. Segundo resolução do TSE (23.404), o internauta tem direito de se manifestar na rede mundial, desde que se identifique. Caso ele mantenha o anonimato, poderá ser multado em até R$ 30 mil. Também é permitida propaganda eleitoral por meio de blogs, redes sociais e mensagens instantâneas. Não é permitida nenhuma forma de propaganda eleitoral paga. Leia mais. Sites americanos fizeram piada do apoio.
7- Em Formosa (GO), eleitor cola a tecla 3
Um eleitor de Formosa (a 281 km de Goiânia) colou a tecla 3 de uma urna eletrônica. A polícia foi até a casa do eleitor, que já foi identificado, mas não o encontrou. Segundo o TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás), a cola era de secagem rápida e foi colocada após o eleitor votar. Uma outra pessoa chegou a votar antes de o problema ser identificado pelo mesário da seção 198 da 11ª zona eleitoral de Formosa. A urna foi substituída. #CrimeEleitoral
8- Aécio é o mais votado… em Londres
O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, ficou em primeiro lugar entre os brasileiros que votaram em Londres no segundo turno das eleições neste domingo (26). O tucano obteve um total de 4.415 votos, que representam 75,5% dos válidos. Já a petista Dilma Rousseff recebeu 1.435 votos —24,5% dos válidos.
9- Jornal de MS publica direito de resposta à Delcídio (PT)
O jornal “Correio do Estado” foi obrigado a dar uma página inteira de direito de resposta, neste domingo de eleição, ao candidato ao governo Delcídio Amaral (PT). Um dos sócios do diário é o empresário Antônio João, que concorreu ao Senado pelo PSD na chapa de Reinaldo Azambuja (PSDB), adversário do petista no pleito. A página 3 da publicação foi preenchida por seis textos da coligação do petista. O jornal também deu chamadas na capa para os direitos de resposta. As decisões foram concedidas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na última sexta-feira (24) e rebatem reportagens publicadas desde agosto. Dos 12 direitos de resposta ajuizados pela coligação petista, seis foram julgados procedentes. Os textos falavam principalmente sobre o suposto envolvimento de Delcídio com corrupção na Petrobras.
10- Rodrigo Rollemberg é eleito governador do Distrito Federal com mais de 55% dos votos
O Distrito Federal elegeu um novo governador: Rodrigo Rollemberg (PSB) está matematicamente eleito com 55,57% dos votos e 94% das urnas apuradas. Jofran Frejat (PR), teve 44,43%. O resultado da eleição foi o primeiro a ser concluído no país. Os correligionários de Rollemberg estão reunidos no NET Live Brasília, no Setor de Clubes Sul, para comemorar a vitória do ex-senador.
11- Mais quatro governadores foram eleitos
Reinaldo Azambuja (PSDB) foi eleito governador do Mato Grosso do Sul, com 55,6% (que representa 721 mil votos), derrotando Delcídio Amaral (PT), que teve 44,4% dos votos (576 mil). No Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB) derrotou Tarso Genro (PT) – 61,22% a 38,78%. No Rio de Janeiro, Pezão (PMDB) foi reeleito com 55,92% dos votos, enquanto Crivela teve 44,08%. Em Goiás, Marconi Perillo (PSDB) foi eleito com 1.743 mil votos – ou seja 57,43% – derrotando Iris Rezende (PMDB), que teve 1.292 mil votos – 42,57%.
Acompanhe as eleições por aqui! Coragem!!! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).
Deixe um comentário