Você está assustado com as manifestações de uma extrema direita desinformada?
Quer saber os fatos que marcaram esses últimos dias e vão esquentar os debates nas timelines na próxima semana?
Então acompanhe o seu semanário favorito que destaca: a semana da consciência negra; a missão espacial que pousou em um cometa; e a tragicômica reação do cantor Lobão com os pedidos de volta à ditadura militar… Seu QUE SEMANA está no ar!
1- Pai nosso e ~intervenção~ militar. Cruz credo
Cerca de seis mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram de uma manifestação contra a eleição de Dilma Rousseff na região central de São Paulo, no último sábado (15). Além dos gritos por impeachment da presidenta e dos pedidos por intervenção militar, um dos ápices foi quando um daqueles que se considerava líder do protesto puxou um “Pai Nosso”. Vai entender…
Quem desta vez não curtiu a história foi o cantor Lobão que saiu revoltado. Fizeram até uma lista maravilhosa com a mudança de conduta do cantor que teve que provar para seus seguidores que sua conta não havia sido hackeada e que ele sim achava uma ignorância tal manifestação. Veja.
Estou aqui nos arredores d Paulista aguardando alguma notícia pra retornar, mas estão distribuindo panfletos c SOS Forças Armadas.Cretinos!
— Lobão (@lobaoeletrico) noviembre 15, 2014
@daischroder @LelexDutra @sonia_schoecher @Amsgra @janaina_casotti @revoltadoonline NÃO FOI HACKEADO ,PORRA!
— Lobão (@lobaoeletrico) noviembre 15, 2014
Seria cômico se não fosse trágico, já que o ódio disseminado por influenciadores vem chegando esta nova oposição…
2- Repórter do CQC é chamado de comunista e perseguido em SP
Falando desta cegueira, Guga Noblat, do programa CQC, foi perseguido pelas ruas de São Paulo durante uma manifestação de um grupo que pedia o impeachment da Presidenta Dilma. Um vídeo foi gravado durante a manifestação e mostra seu autor perseguindo o repórter – que é filho do colunista do Globo Ricardo Noblat. O ato é um verdadeiro show de histeria e ódio. Guga é chamado de comunista, chapa branca e é perseguido pela Avenida Paulista com piadas homofóbicas. Veja o vídeo:
3- Semana da consciência negra!
É triste. Hoje, dia 20 de novembro, é dia da consciência negra. Capa da nossa edição que está nas bancas, a reportagem “O outro” fala do preconceito que tem saído dos armários dos brasileiros e assombrado as ruas – seja por nordestinos, mulheres, negros e as ditas minorias que são maiorias expressivas. Destacamos, por esta razão, o relatório que a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu, em setembro último, para alertar que o racismo permeia todas as áreas da vida no Brasil, que vive num “mito de democracia racial”, mas que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade. Uma das histórias que contamos foi a do ator Vinícius Romão, que foi preso por ser… NEGRO. Leia.
São questões que precisam ser tratadas, como revela o recente levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) que afirma que, em cinco anos, a polícia brasileira levou a óbito ao menos 11.197 pessoas, mais do que a polícia estadunidense ao longo de 30 anos (11.090 pessoas). De acordo com o relatório, a tropa mais letal está no Rio de Janeiro, seguido por São Paulo e pela Bahia. Leia mais.
Mas tem boa notícia também: A comissão Externa de Combate ao Racismo aprovou na última quarta-feira (12), o aumento de pena para crime de injúria racial. O relatório propõe a alteração no Artigo 140 do Código Penal, aumentando a pena de dois a cinco anos de prisão – atualmente é de um a três. Veja. Vamos em frente, a luta por inclusão e mais direitos é latente e precisa ser levada à sério.
4- Para não perder a esperança
Ainda sobre o assunto, assista à vídeo em que Gustavo, 10 anos, explica a importância de conhecer a cultura africana. Fofura.
5-Entusiasta do estupro não entra no Brasil após petição popular
A vinda de Julien Blanc –um instrutor de uma empresa norte-americana que ensina métodos machistas e pautados por violência, intimidação e humilhação para homens solteiros encontrarem mulheres – mobilizou as redes sociais. O suíço tinha quatro palestras agendadas para o ano que vem no Brasil. O caso ganhou visibilidade por meio de uma petição contra a vinda de Blanc. Em menos de dois dias, foram mais de 278 mil assinaturas. As técnicas ensinadas em seus vídeos vão desde beijos à força até puxar a cabeça de mulheres em direção a região genital masculina. Para atrair companheiras, ele ainda sugere táticas como fazer com que elas peçam dinheiro, diminuir sua autoestima e fazer com que elas tenham medo.
Assim, o Ministério das Relações Exteriores confirmou ter elementos suficientes para recomendar a negação do visto de permanência ao suíço Julien Blanc no país. Estima-se que mais de 143 mil mulheres podem ter sido estupradas em 2013 no Brasil (o número oficial fica em torno de 50 mil, mas a subnotificação do crime aponta para um total muito superior). De acordo com a secretaria, os cerca de 50 mil casos registrados indicam “que se teria um estupro a cada 10 minutos no país”. Leia mais.
6- Missão Rosetta
Agência Espacial Europeia confirmou pouso do robô Philae em cometa. Leia aqui. Missão dá início a pesquisa que permitirá maior compreensão sobre vida na terra.
Na segunda-feira (16), o robozinho ficou sem luz solar suficiente para carregar seus painéis solares, e entrou em estado de repouso. E na terça foi confirmada a existência de moléculas orgânicas no corpo celeste, cientistas esperam, desta forma, concluir se foi o bombardeio de cometas que teria dado início a vida em nosso planeta.
7- Missão casório
Aqui a gente sempre diz… QUE SEMANA! também é coluna social! E nesta segunda-feira (17), em Nova Orleans, nos Estados Unidos, Solange Knowles subiu ao altar com seu agora marido Alan Ferguson – e com a presença da sua irmã, a popstar Beyoncé. A cerimônia que tinha ares sofisticados (e simples também) foi bem reservada. Veja as fotos:
8- Corrupção na Petrobras, o comentário de FHC e a resposta de Boechat
Nesta segunda-feira (17), o jornalista Ricardo Boechat comentou a operação Lava Jato, da Polícia Federal, em seu programa na Band News FM. Na ocasião, ele afirmou que os casos de corrupção na Petrobras aconteceram independentemente de quem estava à frente no Palácio do Planalto. Ele criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por dizer ter ‘vergonha’ do que acontece na estatal, sem citar, segundo o jornalista, que acontecia o mesmo durante o seu governo.
“Acho que ele (FHC) está sendo oportunista quando começa a sentir vergonha com a roubalheira ocorrida na gestão alheia (…) o presidente FHC é um homem suficientemente experiente e bem informado para saber que na Petrobras se roubou também durante o seu governo. Eu ganhei um Prêmio Esso em 89 denunciando roubalheira na Petrobras”.
9- Dilma Rousseff: investigação da Petrobras vai mudar o País
A presidenta Dilma Rousseff disse que as investigações sobre o escândalo envolvendo a Petrobras mudará, de forma definitiva, as relações entre sociedade, Estado e empresas no Brasil. As declarações foram feitas na madrugada do último domingo (16), na Austrália, após a presidenta ter participado da Sessão Plenária da Cúpula do G20. “A grande diferença dessa questão é o fato dela estar colocada à luz do sol, porque esse não é, de fato, e eu tenho certeza disso, o primeiro escândalo. Agora, ele é o primeiro escândalo investigado, o que é diferente”, disse. Dilma continuou: “Esta é, para mim, a característica principal dessa investigação. É mostrar que ela não é algo engavetável”.
10- Homofobia: Jovem é esfaqueado e morre
De novo, uma morte é registrada por homofobia. O jovem Marcos Vinicius Macedo Souza, de 19 anos, morreu neste domingo (16) após ser esfaqueado durante a madrugada na Avenida Pedro Alvares Cabral, perto do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Em entrevista à rádio CBN, um amigo de Marcos disse que ele foi morto no portão 3 do parque porque era gay. A pauta é latente e foi debatida durante as eleições: é preciso criminalizar a homofobia.
11- Enquanto isso…
Cuba promove o primeiro curso sobre ebola para os médicos das américas. Veja mais.
12- Lei de vanguarda
O presidente norte-americano Barack Obama pediu na semana que passou a adoção de regras para garantir a neutralidade para internet – conceito definido, e aprovado por nosso Marco Civil da Internet (lei de vanguarda sancionada pela presidenta Dilma que prevê a garantia de acesso à rede com a mesma qualidade, independente do grupo econômico, região, etc). Foi notícia também na última terça-feira (17) a introdução de internet wi-fi livre em Nova York. Em São Paulo, já existe há um ano as praças digitais, onde o acesso à rede mundial é livre.
13- Ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos morre em São Paulo
Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, de acordo com boletim médico do hospital do dia 18. Ele foi ministro durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre os anos 2003 e 2007. Leia mais.
Leia também: A contribuição milionária de Márcio Thomaz Bastos ao reinventar a Polícia Federal.
14- 748 milhões de pessoas não têm acesso a água potável no planeta
15- Conhece Bráulio Bessa?
O cara “quebrou” a internet na semana seguinte ao segundo turno defendendo o orgulho do povo nordestino – que estava sendo estigmatizado, subjulgado e tudo mais. Do Alto Santo, cidade do interior do Ceará com 18 mil habitantes, ele alcançou mais de cinco milhões de brasileiros na internet! Leia entrevista que fizemos com esse cabra da peste!
16- Enquanto isso
Listamos dez motivos para prestar atenção no prefeito Fernando Haddad.
CHEGAAA
É hora de despedir e pedir coragem e bom humor para enfrentar os dias e ter paciencia com todas as situacoes! Em frente, amigos! Leia as outras edições do QUE SEMANA! Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android).
Deixe um comentário