Tem gente que não se importa com as festas de fim de ano.

Sinceridade.
Sinceridade.

Tem gente que não acredita em milagres natalinos…

Muita sinceridade.
Muita sinceridade.

E tem gente que adora comer um peru de natal, ou melhor, celebrar com a família a união e o encerramento de mais um ano…

Reprodução: assessorialuciafurlan.com.br
Hummmmmmmmm…. Foto: assessorialuciafurlan.com.br

Para todos, o QUE SEMANA chega com as notícias que abalaram o mundo nos últimos dias, uma semana antes do natal. Vem gente!!!

1- Bolsonaro ataca de novo

Jair Bolsonaro (PP-RJ) voltou ao noticiário na semana passada depois de afirmar em plenário que só não estupraria a colega de casa Maria do Rosário (PT-RS) “porque ela não merece“. Isso mesmo. A repercussão, imediata, culminou com o pedido de cassação protocolado em conjunto por PT, PSB, Psol e PCdoB.

A deputada federal Maria do Rosário protocolou nesta terça-feira (16) uma queixa-crime por injúria e calúnia contra o deputado federal Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Na terça, em entrevista a Zero Hora, o candidato mais votado no Rio de Janeiro nas eleições deste ano “explicou” a declaração: “Ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia. Não faz meu gênero. Jamais a estupraria”, disse, por telefone, Bolsonaro. Um completo absurdo.

Divulgação.
Deputada Maria do Rosário recebe apoio de cidadãos. Foto: Divulgação.

2- Machismo nosso de cada dia   

Ao sair da esfera pública brasileira, o machismo continua sendo pauta. Na semana que passou, e-mails vazados de produtores de Hollywood movimentaram o noticiário das celebridades. Em uma conversa, por exemplo, os produtores chamaram a atriz Angelina Jolie de mimada e fizeram piadas racistas contra o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Em outra troca de e-mails, produtores da Sony revelaram que as atrizes Jennifer Lawrence e Amy Adams ganharam cachê menor que de todos os homens do filme “Trapaça”. É um abismo terrível que a maioria das mulheres do mundo enfrentam, incluindo executivas em grandes cargos, como presidenta mundial da General Motors, Mary Barra (que teve seu salário corresponde a menos da metade do que era pago a seu antecessor).

Pagamento diferente por gênero.
Pagamento diferente por gênero.

3- Conexões mundiais

Os EUA restaurarão relações diplomáticas completas com Cuba e abrirão sua embaixada em Havana pela primeira vez em 53 anos, disseram autoridades de ambos países nesta quarta-feira (17). A retomada das relações, rompidas em 1961, marca a mudança mais significativa da política americana em relação à ilha em décadas. O anúncio foi feito em meio a uma série de novas medidas de construção de confiança entre os dois países, incluindo as libertações do americano Alan Gross, preso em Cuba desde 2009, e de três membros do grupo Cinco Cubanos, presos na Flórida desde 1981. 

Reprodução.
Reprodução.

O embargo econômico ainda será discutido. Ah! E o porto de Mariel, que recebeu cerca de US$ 800 milhões de financiamento do BNDES e foi alvo de críticas ferrenhas durante as eleições que elegeram Dilma Rousseff, está a apenas 200 quilômetros da costa da Florida. É ponto estratégico para importação na ilha. Hoje a imprensa celebra o financiamento.

Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente de Cuba, Raúl Castro, durante inauguração do Porto de Mariel. (Província de Artemisa-Cuba, 27/01/2014) Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.
Presidenta Dilma Rousseff e o Presidente de Cuba, Raúl Castro, durante inauguração do Porto de Mariel. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

Falando em Dilma, a presidenta completou 66 anos no último dia 14 de dezembro. E hoje, dia 17, quem sopra as velinhas é justamente o Papa Francisco, que teve papel crucial na mediação das conversas entre Barack Obama e Raúl Castro. Outra pessoa que comemora aniversário é uma das maiores heroínas de nossos tempos, Chelsea Manning, ou Bradley Manning, que passou seu aniversário de 27 anos na cadeia após fornecer arquivos secretos dos Estados Unidos ao WikiLeaks, mostrou ao mundo as gravíssimas violações de direitos humanos cometidas pelo exército estadunidense contra a população civil iraquiana e afegã. Altas conexões em dezembro!

Papa Chico e Chelsea Manning. Foto: Reprodução.
Papa Chico e Chelsea Manning. Foto: Reprodução.

 

4- Dilma chora na entrega do relatório da CNV

A presidenta Dilma Rousseff interrompeu o seu discurso e chorou na manhã da última quarta-feira (10) durante o ato de entrega do relatório final da Comissão da Verdade, no Palácio do Planalto, em Brasília. Dilma falava sobre os presos e desaparecidos políticos do período militar quando foi às lágrimas para, em seguida, ser aplaudida de pé pela plateia. Leia o relatório e veja o vídeo:

5- Ainda sobre o relatório da CNV

Depois de dois anos e sete meses de trabalho, a CNV confirmou 434 mortes e desaparecimentos de vítimas da ditadura militar no país. Entre essas pessoas, 210 são desaparecidas. Mais de 300 pessoas, entre militares, agentes do Estado e até mesmo ex-presidentes da República, foram responsabilizadas por essas ações ocorridas no período que compreendeu a investigação. Leia. Relatório da comissão revela ainda que a violência sexual era usada como método de tortura era comum no regime militar. Leia mais

Reprodução.
Ato em memória dos desaparecidos. Reprodução.

Quem ficou feio na foto foi o jornal Folha de São Paulo, que publicou editorial com título sugestivo sobre o relatório, em que começa minimizando o trabalho da CNV e questiona a violência usada por grupos de esquerda. Internautas criticaram fortemente o posicionamento do jornal.

Internautas ironizam a chamada da Folha.
Internautas ironizam a chamada da Folha.

6- Caso Venina-Petrobras

Uma gerente da Petrobras advertiu a atual diretoria da Petrobras de uma série de irregularidades em contratos da empresa muito antes do início da Operação Lava Jato, segundo reportagem publicada no jornal “Valor Econômico”, da sexta-feira (12). De acordo com a publicação, Venina Velosa da Fonseca, que foi subordinada do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa enviou denúncias por e-mail à presidente da Petrobras, Graça Foster, e ao diretor que substituiu Costa, José Carlos Cosenza. Leia. Mas a reportagem tem sido alvo de críticas, por conter uma enorme mistura de dados, personagens e, principalmente, datas. Veja mais.

Reprodução.
Reprodução.

E esta crise estará afetando as cotações da companhia? Devo comprar ou não ações da empresa? Para estas dúvidas e mais leia a análise da nossa colunista Márcia Pinheiro. 

7- Enquanto isso na Holanda…

Um pedido de casamento mobilizou a pequena cidade de Ijsselstein, na Holanda, no último sábado (13). É que a “originalidade” do noivo quase acabou em tragédia. O jovem contratou um guindaste que se posicionou próximo ao endereço da moça. A ideia era fazer o veículo erguê-lo até a janela da pretendida, só que ele não contava com um problema de angulação do equipamento, que acabou tombando e destruindo um telhado e um carro que estava estacionado. A pesar de tudo, de acordo com o jornal local, a moça disse sim!!! 

Reprodução.
Reprodução.

8- Haddad toca Beatles em abertura de exposição da Mafalda

Na terça-feira (16), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, mostrou todo seu talento musical ao tocar guitarra junto a uma banda cover dos Beatles, durante Cocktail de lançamento da Exposição “O Mundo Segundo Mafalda”. Haddad acompanhou o vocalista durante toda a música “Blackbird”, e até se arriscou nos vocais. Veja o vídeo:

9- Sequestro em Sydney acaba com três mortes

A polícia de Sidney invadiu um café no centro financeiro da cidade, onde um homem mantinha clientes e funcionários reféns desde o início da manhã de segunda-feira (15) – domingo a noite, em Brasília. O homem que manteve cerca de 17 pessoas reféns por cerca de 17 horas em um café em Sydney foi identificado pela polícia australiana como Man Haron Monis, um autoproclamado clérigo muçulmano nascido no Irã que se refugiou na Austrália em 1996. Monis foi morto – junto com outros dois reféns – durante a operação policial de resgate dentro do café. Entenda.

Refém aparece com mãos na janela do Café Lindt - Foto: Reprodução/7news
Refém aparece com mãos na janela do Café Lindt – Foto: Reprodução/7news

 

10- Luta contra o ebola é a personalidade do ano

A revista Time anunciou nesta quarta-feira (10) que elegeu como “Personalidade do Ano” os envolvidos na Luta contra ou ebola. “Não são as armas cintilantes que combatem na guerra, mas o coração dos heróis”, diz o editorial da revista, ao explicar o motivo da escolha deste ano. Para a revista, uma das mais prestigiadas do mundo, os combatentes contra o ebola são as equipes de saúde que auxiliam pacientes na África Ocidental. “Eles assumiram riscos e fizeram sacrifícios para salva vidas”, afirmou a editora-chefe da revista, Nancy Gibb. Leia mais.

Reprodução.
Reprodução.

11- Parem com isso!

Moradores de Nova York estão proibidos de fazer tatuagens e piercings em seus bichinhos de estimação. Uma lei foi aprovada na última segunda-feira (15), tornando crime fazer “body art” em animais. Gente, isso não se faz!

Pobre bichano com pircing.
Pobre bichano com pircing. Reprodução Mail/Online.

 

12- A zoeira nunca acaba

Na última sexta (12), usuários do Facebook no país começaram a encher freneticamente alguns posts antigos de Zuckerberg com memes, piadas, bandeiras do Brasil ou qualquer mensagem aleatória. O post que noticia o seu casamento, por exemplo, chegou à marca de 187 mil comentários. Um outro, em que Zuckerberg diz ter se tornado vegetariano, ultrapassou os 110 mil. 

Reprodução.
A zoeira não tem limite. Reprodução.

Na terça-feira (16), o pesidente-executivo – e criador – do Facebook bloqueou a opção de comentários em todas as publicações do seu mural na rede social. Hehe. 

A zoeira brasileira, mais conhecida por HuehueBr, não agradou.
A zoeira brasileira, mais conhecida por HuehueBr, não agradou.

 

13- Brasil vai integrar comitê de apoio a refugiados palestinos

O Brasil será o primeiro país latino-americano a se tornar membro permanente do comitê que toma decisões sobre as metas e estratégias no país que já participava, nas últimas reuniões, do colegiado, denominado formalmente Comitê Consultivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). Leia mais. Enquanto isso, na quarta-feira (10), o ministro palestino, Ziad Abu Ein ,morreu pouco depois de ser empurrado e atingido por soldados israelenses durante um protesto Cisjordânia ocupada, disseram um médico e um fotógrafo da Reuters que testemunhou a cena.

Reprodução Reuters.
Reprodução Reuters.

 

14- Manual promove direitos de pessoas LGBT no trabalho

Cartilha da ONU apresenta dez compromissos e desdobramentos que as empresas podem desenvolver para enfrentar o preconceito e a discriminação. Veja mais.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/Fotos Públicas
Reprodução UNAIDS, PNUD, ONU.

 

15- Greenpeace e o terrível dano ao patrimônio cultural de Nazca

Ativistas da organização não governamental Greenpeace causaram “danos irreparáveis” em uma área de 1.600 metros quadrados das Linhas de Nazca, no Peru, classificadas como Patrimônio Cultural da Humanidade, onde fizeram um protesto. A procuradora Velia Begazo, da Segunda Procuradoria Provincial de Nazca, abriu uma investigação preliminar do caso depois de receber denúncia do Ministério da Cultura peruano. Ela inspecionou a área em torno da figura arqueológica Colibri onde “foram detectados danos irreparáveis numa área de 1.600 metros quadrados”. O Greenpeace emitiu um comunicado pedindo desculpas pela ação. O governo peruano não aceitou.

A ação do Greenpeace, realizada na madrugada de segunda-feira, em violação da lei, consistiu em estender ao lado do gigantesco desenho em forma de colibri, feito pelos antigos peruanos no ano 200 antes de Cristo, letras confeccionadas em tecido amarelo com a mensagem “Time for change: The future is renewable” (Tempo de mudança: o futuro é renovável).
A ação do Greenpeace consistiu em estender ao lado do gigantesco desenho em forma de colibri, feito pelos antigos peruanos no ano 200 antes de Cristo, letras confeccionadas em tecido amarelo com a mensagem “Time for change: The future is renewable” (Tempo de mudança: o futuro é renovável).

 

Chega!!

Natal está chegando, já dissemos isso, mas vamos finalizar esta lista com uma dica para a festa. O Movimento dos Sem Terra lançou uma cesta de natal com diversos produtos da Reforma Agrária. São 17 produtos vindos de diversas partes do Brasil das áreas de assentamento do Movimento. Veja mais aqui leia as outras edições do QUE SEMANA!  Baixe o aplicativo da Revista Brasileiros em seu tablet e leia as últimas edições (para iPad e Android)

Ho-ho-ho

Comments

5 respostas para “QUE SEMANA! #65”

  1. Porque razão, até hoje, 29 de Dezembro, a revista de DEZEMBRO, ainda não chegou às bancas ?

  2. Nao achei a revista p
    Download ipad

  3. Avatar de Heron Cortizo
    Heron Cortizo

    Jingle Bell!
    🙂

  4. Sempre generosa: 12 fatos finalizaram 15> muito bom!

  5. Sempre esta obra me surpreende e tem um estilo agradabilíssimo! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.