Contas alternativas de governo no Twitter desafiam a realidade de Trump

twitter rogue
Fotos que comparam a audiência na posse de Trump com a audiência na posse de Obama, foram criticados pela Casa Branca e tiveram de ser retificados pelos funcionários. Foto: Reprodução IDGNow

Na última semana, o mundo foi apresentado ao estilo Donald Trump de comunicação, que inclui a divulgação de “fatos alternativos”, críticas diretas do presidente dos Estados Unidos à mídia em geral e o uso extensivo do Twitter para disparar ataques. A resposta da mídia tem sido dura e, agora, grupos de ativistas norte-americanos decidiram combater fogo com fogo criando contas alternativas de Twitter para órgãos públicos dos EUA como um canal paralelo para garantir que os fatos reais apareçam.

O movimento Alt-Twitter começou depois que os posts de duas contas oficiais do Serviço Nacional de Parques, que publicaram as fotos que comparam a audiência na posse de Trump com a audiência na posse de Obama, foram criticados pela Casa Branca e tiveram de ser retificados pelos funcionários. 

Em resposta, um grupo de ativistas ambientalistas criou a conta de Twitter @ALTUSNatParkSer para ser “um time extra-oficial de resistência do Serviço Nacional de Parques”.

O Serviço Nacional de Parques não é o único a ganhar contas alternativas, todas aparentemente criadas por simpatizantes que querem apoiar as agências governamentais ligadas a ciência, tecnologia e Meio Ambiente e furar eventuais restrições e censuras da nova administração dos Estados Unidos.

Confira algumas das contas que foram criadas até agora. A hashtag usada por todas elas é #Resistance:

@AltUSForestService: criada pelo “time de #resistência não oficial e não autorizado” para o Serviço Nacional de Florestas. Declara-se independente de fundos governamentais e gerida por cidadãos. Tem 196 mil seguidores até agora.

@RogueNASA: Criada pelo “time de #resistência não oficial da NASA”. Declara-se como conta paralela não administrada por funcionários do governo. Seu lema: “venha pelos fatos, fique pelo sarcasmo”. Até agora tem 727 mil seguidores.

@Alt_CDC: Criada em Atlanta (EUA) para ser “uma conta não oficial e não afiliada de resistência por cientistas preocupados com a humanidade”, a conta alternativa do Center for Disease Control & Prevention (Centro de Prevenção e Controle de Doenças) já tem 103 mil seguidores. 

@noaagov: Foi criada como canal alternativo para a Administração Nacional Atmosférica e Oceânica, agência do Departamento de Comércio dos EUA, a conta tem 15 mil seguidores e declara-se “grupo de resistência não oficial para o NOAA, dedicado a entender e gerenciar o ambiente”.

@RoguePOTUSStaff: essa até agora é a mais delicada, já que se declara ser de um “time de resistência dentro da Casa Branca” com o objetivo de publicar conversas e fofocas internas. Tem 215 mil seguidores.

@AltEPA: Twitter alternativo criado pelo “grupo não oficial de resistência” para a Agência Governamental de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) . Declara que “as condições ambientais podem ser diferentes dos fatos alternativos”. Tem até agora 223 mil seguidores.

@AltSmithsonian: Conta não oficial do complexo de museus e centros de pesquisa Smithsonian. Tem até agora 7 mil seguidores.

O governo dos EUA tem oficialmente 3.347 contas de Twitter oficiais, segundo o U.S. Digital Registry, portanto ainda tem espaço para muitas contas aparecerem.

* com reportagem de Martyn Williams, correspondente sênior do IDG News Service. Edição: Silvia Bassi

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora


Comments

Uma resposta para “Contas alternativas de governo no Twitter desafiam a realidade de Trump”

  1. Avatar de ALMANAKUT BRASIL
    ALMANAKUT BRASIL

    Alt-Right Creating “Fake Black Accounts” After Twitter Ban

    The Young Turks – 18/11/2016

    https://www.youtube.com/watch?v=LeUnuG4i6ww

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.