Programada para acontecer nesta sexta-feira (27), a Black Friday tem tudo para ser uma boa para os brasileiros, segundo o portal de proteção ao consumidor Reclame Aqui.
E, quem diria, a crise econômica será uma aliada do cliente nesse sentido. “Temos uma crise acontecendo no país e as empresas estão com um estoque grande para desovar. É realmente um momento bom para consumidor”, afirma o presidente do Reclame Aqui, Maurício Vargas, que aposta em bons descontos para a data promocional.
Apesar da crise, é esperado um faturamento de cerca de R$ 1 bilhão de reais para a Black Friday 2015, que representaria um aumento de pouco mais de 10% em relação aos R$ 872 milhões de reais registrados na edição do ano passado.
Como já aconteceu em edições passadas, o aumento na receita da Black Friday deverá ser acompanhado por um crescimento proporcional no número de reclamações por parte dos consumidores no Reclame Aqui – a previsão do site é que sejam cerca de 15 mil reclamações na Black Friday 2015 em comparação com 12,5 mil no ano passado.
Dicas
Segundo o Reclame Aqui, algumas dicas simples podem ajudar o consumidor a evitar problemas na hora de fazer suas compras durante o Black Friday.
Uma delas é tentar fazer as compras ainda na noite de quinta-feira (26), quando muitas lojas já iniciam suas vendas com descontos da Black Friday. Isso porque os estoques dos produtos mais procurados costumam se esgotar em pouco tempo e deixar para última hora pode significar ficar sem aquele celular que você estava de olho, por exemplo.
Outra forma de evitar dor de cabeça é não usar a Black Friday para comprar em um site desconhecido e/ou sobre o qual não tenha nenhuma referência. Prefira sempre as lojas mais conhecidas – uma forma de ter alguma garantia nesse sentido é ver quais lojas receberam o selo Reclame Aqui para a Black Friday. “Só recebem o selo as empresas que nós sabemos que se propõem a atender bem o consumidor”, afirma Vargas.
Vale notar que é sempre importante tirar prints das telas durante o processo de compra para evitar problemas como um produto “sumir” do carrinho e você ficar sem o desconto prometido.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário