O Facebook começou a testar o seu “drone de internet” alimentado por energia solar no final deste ano, disse o CEO Mark Zuckerberg nessa segunda-feira (22).
Batizado de Aquila, o drone conta com envergadura de asa de um Boeing 737, porém pesa o equivalente a um carro. Suas asas são cobertas com painéis solares que fornecem energia suficiente para manter o sobrevoo por até seis meses a uma altitude de 18 mil metros a 27 mil metros.
O projeto é uma das respostas do Facebook ao problema do acesso de baixo custo à Internet em regiões do mundo que atualmente não a recebem. Além de claro, ser uma maravilha da engenharia.
“A ideia é que você consegue enviá-lo para uma região onde pode ser muito caro instalar uma infraestrutura”, disse Zuckerberg. “Ele simplesmente voará e ficará lá e poderá transmitir o acesso à Internet”.
O Facebook revelou o projeto em junho de 2015 e tem trabalhado para aperfeiçoar a aeronave e o sistema de comunicação a laser que será usado para estabelecer uma conexão entre os drones e as estações terrestres.
Os usuários de Internet, então, receberão conexão Wi-Fi ou sinais LTE de um drone.
“Nós estaremos fazendo nossos primeiros testes em grande escala no final desse ano”, disse Zuckerberg durante a Mobile World Congress, que acontece em Barcelona nessa semana.
Se o projeto acontecer de acordo com o plano, o Facebook estará na posição de levar a ideia a operadoras de telecomunicações. Como o Google, que propõe levar conexão por meio de balões, o Facebook oferecerá o serviço para redes de operadoras móveis existentes ao invés de diretamente aos usuários.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário