Braskem lança segunda edição de programa voltado a empreendedores

braskem-labsEmpreendedores brasileiros que tenham soluções sustentáveis e inovadoras que integram tecnologias em plástico ou química já podem se inscrever para a segunda edição do Braskem Labs. O programa é uma iniciativa da petroquímica Braskem, em parceria com a Endeavor,
organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo.

A edição 2016 busca soluções que se proponham a resolver necessidades sociais em áreas como agronegócio, saúde, transporte, alimentação, educação, água e energia. Segundo a Braskem, os projetos podem ser digitais, físicos, produtos ou serviços e precisam, necessariamente, contar com um protótipo funcional já testado.

A edição deste ano reserva novidades em relação ao ano passado. Além de projetos que utilizem plástico, também podem participar soluções que envolvam a química. E com o objetivo de atender uma urgência da sociedade, o programa abriu duas vagas para projetos que se proponham a combater o mosquito da dengue, zyka e chikungunya. Neste caso, as soluções não precisam apresentar relação com a química ou plástico. No total, serão selecionados até 12 projetos, sendo que dois deles são reservados a categoria “Aedes aegypti”. Interessados têm até o dia 15 de maio para se inscreverem. O anúncio dos empreendedores selecionados será dado em junho.

Braskem Labs lançca segunda edição de programa de empreendedorismo. Foto: Divulgação
Braskem Labs lança segunda edição de programa de empreendedorismo. Foto: Divulgação

De acordo com a Braskem, a banca avaliadora dos projetos levará em consideração a inovação, o modelo de negócio, o potencial de mercado e impacto positivo gerado na sociedade e o valor da solução para a empresa petroquímica.

Tire suas dúvidas 

No dia 19 de abril, terça-feira, empreendedores poderão assistir ao webinar de lançamento do programa. Participam dele, Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem, Carolina Stocche, coordenadora de relações institucionais Endeavor e Eliézer Dias, CEO da CloOff e participante do Braskem Labs 2015.

O webinar tem como proposta apresentar um bate papo descontraído sobre inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e perspectivas para o próprio Braskem Labs 2016. Além disso, é uma oportunidade de empreendedores tirarem suas dúvidas sobre o programa em tempo real. O evento acontece às 20h e interessados podem assisti-lo ao se inscreverem no link

Mentoria

Entender as dificuldades de cada empreendedor e acelerar a formação dos mesmos nortearão o programa de mentoria que terá duração de quatro meses. Ao todo, são doze mentorias coletivas e individuais com mentores da Braskem e Endeavor, além de conteúdo exclusivo online. 

Primeira turma de empreendedores do Braskem Labs 2015. Foto: Divulgação
Primeira turma de empreendedores do Braskem Labs 2015. Foto: Divulgação

Em uma das etapas finais do programa, empreendedores participarão do Boot Camp, previsto para acontecer em novembro. Trata-se de um treinamento de dois dias focado no pitch – apresentação clara e concisa da proposta.

Ao final, serão selecionados os empreendedores que apresentarão seus projetos para executivos e clientes da Braskem, mentores Endeavor, investidores e outros players do mercado para o Demo Day, que acontece em novembro. Há ainda a possibilidade de empreendedores se tornarem parceiros da Braskem ou de um dos clientes da companhia. Em 2015, 40% dos projetos capacitados tornaram-se parceiros da petroquímica.

A Goclic, empresa brasileira da construção civil, foi uma das selecionadas da primeira edição do Braskem Labs. Entre seus principais produtos está a Casaclic, plataforma que torna moradias mais acessíveis e práticas através de um sistema de construção que utiliza paredes de PVC e estrutura de aço.

Segundo Pedro Chaves Barcellos, sócio-fundador da Goclic, o grande trunfo da solução é acelerar o processo de entrega do imóvel e a redução na emissão de CO2 na atmosfera.  “Conseguimos reduzir em quase 80% a emissão de CO2 quando comparada com a construção de uma casa tradicional”, ressalta.

Para Barcellos, a participação no Braskem Labs ajudou a definir o próprio conceito da Casaclic, alinhar a comunicação e dar escalabilidade ao produto. “Nossa experiência foi fantástica, serviu para corrigir o curso de vários segmentos do negócio a partir das mentorias. Conseguimos entender como classificar melhor nosso produto no mercado, essas correções foram muito direcionadas para dar escala a Casaclic e passou por desde comunicações com o cliente a treinamento de pessoas”, lembra Barcellos.

A empresa fundada em 2014 e com base em Garopaba, Santa Catarina, atende clientes nacionais e internacionais, muitos deles governos que visam criar moradias rápidas para população de baixa renda.

Para mais informações sobre o Braskem Labs 2016, acesse o site .


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.