A privacidade é um ponto essencial para os usuários brasileiros de aplicativos de mensagens em smartphones. Segundo nova pesquisa da Datafolha, 94% dos entrevistados citou a criptografia como algo importante – 65% definiram como muito importante e 29% como importante.
Não por acaso, o WhatsApp, que oferece criptografia de ponta a ponta desde o início do ano passado, possui mais de 100 milhões de usuários no país, um de seus maiores mercados no mundo.
Comprado pelo Facebook em 2014, o aplicativo de mensagens foi citado como o mais confiável por 57% dos entrevistados pelo Datafolha, ficando bem à frente do bom e velho SMS, com 12%, e do próprio app de mensagens do Facebook, o Messenger, com 9% – o Telegram foi citado por apenas 1% dos entrevistados.
De acordo com o levantamento do Datafolha, 71% dos brasileiros usam o WhatsApp para enviar mensagens com conteúdo pessoal ou confidencial, incluindo informações particulares ou familiares, conversas de negócios, assuntos íntimos, informações sobre saúde, documentos ou dados financeiros.
Além disso, como esperado, a maioria dos brasileiros (74%) entrevistados se disse contra os bloqueios do WhatsApp já impostos pela Justiça do país em outras oportunidades.
No total, o Datafolha entrevistou 2.363 pessoas, com idade acima de 13 anos, de um total de 130 cidades de todas as regiões do Brasil.
Deixe um comentário