Uma obra do mestre italiano Leonardo Da Vinci (1452-1519) foi encontrada entre 14 desenhos pertences a um homem francês. O dono da obra, que prefere não ser identificado, havia levado os desenhos à casa de leilões parisiense Tajan para fazer uma avaliação.
Dentre esses desenhos, havia um estudo do martírio de São Sebastião, que lembra outros semelhantes produzidos por Da Vinci. A obra foi considerada autêntica pelo especialista francês Patrick de Bayser e por Carmen C. Bambach, curadora do Museu Metropolitano de Arte de Nova York e especialista na obra do mestre italiano.
O trabalho corresponde ao início da fase milanesa do artista, entre os anos 1482 e 1485, e tem valor estimado em torno de 15 milhões de euros (cerca de 52 milhões de reais). Segundo explicou a curadora Carmen C. Bambach ao New York Times, trata-se da primeira obra autêntica de Da Vinci encontrada no mercado nos últimos 15 anos.
Até agora eram conhecidos dois esboços de São Sebastião de Leonardo da Vinci, um conservado no Museu Bonnat, em Bayonne, e o outro em Kunsthalle, em Hamburgo. De acordo com uma lista do próprio artista, seriam oito no total.
Deixe um comentário