Mulheres do milênio

Parceria da Fundação Memorial da América Latina, de São Paulo, e do Instituto Valenciano de Arte Moderno (IVAM), da Espanha, a exposição Identidade Feminina – Obras da Coleção do Instituto Valenciano de Arte Moderno (IVAM), que segue aberta para visitação até 23 de março, é um projeto internacional, liderado pela associação Women Together, do Conselho Econômico e Social da ONU, e integra o programa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, firmado por 189 países.

Diretora-executiva do IVAM, a curadora Consuelo Císcar, com muita propriedade, esmiuçou o rico acervo do instituto e selecionou fotografias, pinturas, desenhos, instalações e objetos produzidos por quase quarenta diferentes artistas de diversos países. Uma seleção primorosa e heterogênea, que tem como único elemento unificador a autoria feminina. Reunindo obras dos séculos XX e XXI, a exposição evidencia a importância da presença feminina na produção artística recente, e também retrata um período de transição, ao propor um recorte que estimula a uma profunda reflexão sobre os desafios político-experimentais da produção artística feminina ao longo dos séculos, e a conquista recente de igualdade e reconhecimento intelectual. Uma árdua luta de superação da marginalidade histórica imposta à mulher.
[nggallery id=15000]

Tamanha diversidade de obras e artistas propicia uma visão múltipla desse processo. Identidade Feminina apresenta obras de artistas vindas de países tão diferentes quanto seus estilos ou gerações. Em comum, a persistência de criadoras geniais que, em alguns casos, se firmaram internacionalmente exercitando realidades individuais, sem serem autobiográficas. A mostra reúne desde o modernismo francês, com a ruptura e a densidade das telas de Sonia Delaunay, passando pela objetiva de Diane Arbus – duas integrantes da vanguarda histórica -, chegando à contemporaneidade com o olhar aguçado da festejada fotógrafa norte-americana Cindy Sherman. Isso e muito mais. Para ambos os gêneros, um programa imperdível.


Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portões 1, 5 e 6
Até 27 de março
De terça a domingo, das 9 às 18h



Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.