SP tem programação de dança para celebrar a Consciência Negra

Foto: Fernanda Vallois/Divulgação/PMS
Foto: Fernanda Vallois/Divulgação/PMS

Em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos ícones da cultura africana. Em homenagem, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá uma série de apresentações de dança da metade do mês até o início de dezembro, todas com entrada gratuita. A programação foi elaborada pela curadoria de artes cênicas do Circuito Municipal de Cultura de São Paulo.

A primeira atração a entrar em cartaz é a Yebo, do grupo Gumboot Dance Brasil. O estilo de dança Gumboot surgiu como uma forma de comunicação entre trabalhadores vindos de povoados distintos da África no século 19, que faziam sons no chão ao bater as botas de borracha que utilizavam nas minas de ouro e carvão.

Foto: Divulgação/PMS
Foto: Kelson Barros/Divulgação/PMS

Também como parte da programação da Consciência Negra, o espetáculo #Passinho volta aos palcos da Galeria Olido após uma curta temporada de sucesso, realizada em setembro. Com origem nas favelas do Rio de Janeiro e praticada por crianças e jovens com muita “manha”, a dança conhecida como Passinho foi além das periferias e caiu no gosto do público. Com direção de Lavinia Bizzotto e Rodrigo Vieira, coreógrafos de dança contemporânea, o espetáculo nasceu de um processo de imersão artística entre eles e os dançarinos, que vêm de diferentes comunidades cariocas.

 De 10 a 13 de dezembro, a capital paulista receberá, ainda, o espetáculo Sobre Isto, Meu Corpo Não Cansa, da Quasar Companhia de Dança, que já não integra a programação da Consciência Negra, mas encerra o programa de dança da Secretaria Municipal de Cultura de 2015, com direito a sessões extras no fim de semana.

Veja programação completa no site da Prefeitura de SP.

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.