Início do inverno traz garoa de volta a São Paulo

São Paulo começou o inverno com frio e garoa - Foto: EBC
A cidade de São Paulo começou o inverno de 2016 com neblina e garoa – Foto: EBC

O inverno no Hemisfério Sul, que começa oficialmente às 19h34 desta segunda (20), será o mais frio dos últimos três anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Na capital paulista o dia começou com neblina e garoa, com temperatura mínima de 11,9ºC.

Nesta segunda ocorre o solstício de inverno, com a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Ele marca o momento em que a luz solar incide com maior intensidade sobre o Hemisfério Norte e quando o sol encontra-se o mais distante da linha do Equador.

Em 2016, depois que uma massa de ar polar levou um frio intenso às regiões Sul e Sudeste do país no outono, a expectativa dos meteorologistas é de que a estação tenha temperaturas um pouco mais baixas que as do ano anterior. Segundo o meteorologista Hamilton Carvalho, do Inmet, a previsão para o Centro-Oeste também é de frio intenso.

“As regiões Sul e Sudeste têm as temperaturas mais baixas e os termômetros marcarão abaixo de zero durante o inverno. O Centro-Oeste registrou no último sábado a temperatura mais baixa (9,9ºC) e por todo o inverno a mínima deve ficar entre 13ºC e 14ºC”, disse Carvalho. As chuvas também serão mais intensas no inverno. Em junho a precipitação acumulada já chegou a 203,9 milímetros (mm) até o dia 19. Foi o índice mais alto desde 1943. Basta lembrar que a média para junho é de apenas 54 mm. A estimativa para o restante dos meses é de precipitação de 10% a 15% maior que as médias históricas (44 mm para julho, 37 mm para agosto e 76 mm para setembro).

Em 2015, o inverno foi um pouco mais quente em relação à média em praticamente todo o país. Neste ano, por conta da neutralidade de fenômenos que alteram a temperatura, como o El Ninõ e La Niña, o inverno será mais rigoroso.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.