África do Sul, só a turismo

A Copa do Mundo é o evento esportivo mais importante do planeta, e o ponto mais alto que um jogador de futebol pode chegar. Mas, até por isso, pela dificuldade de estar entre os 32 melhores times do mundo, nem todos conseguem a honra. Até mesmo grandes craques do futebol não conseguem participar de um mundial. Na África do Sul, não será diferente e teremos ausências importantes.
[nggallery id=14399]

O sueco Zlatan Ibrahimovic é um dos craques que assistirá a Copa da África apenas pela televisão, já que seu país não conseguiu a classificação. Ibra é um dos atletas mais bem pagos do futebol e ganhou os títulos mais importantes do esporte, atuando por grandes clubes, como Juventus, Inter de Milão e Barcelona, seu time atual. O atacante sueco de 28 anos será um dos poucos atletas do Barça que não estará presente na África. Mais doloroso ainda para o craque é o fato de essa ser a primeira vez que ele ficará de fora da Copa do Mundo desde que se profissionalizou, em 1999. Ibra participou das Copas de 2002 (a Suécia foi eliminada nas oitavas de final, pelo Senegal) e 2006 (eliminação para os alemães).

O russo Arshavin, que joga no Arsenal e é apontado como uma das revelações mais promissoras do leste europeu, não conseguiu, com todas essas qualificações, levar a Rússia para a África do Sul. Perdeu a vaga na repescagem para a Eslovênia e a chance de disputar sua primeira Copa do Mundo. Vamos aguardar se o meio-campo terá força para levar a Rússia à Copa no Brasil, em 2014, quando terá 33 anos.

Outro craque do futebol mundial que se for para a África será em um safári turístico é Andriy Shevchenko. O ucraniano vivia momento excepcional em 2006 e classificou a Ucrânia para a primeira Copa de sua história. Depois disso, Sheva nunca mais encontrou seu bom futebol e, coincidentemente ou não, a Ucrânia caiu de produção e não conseguiu a classificação para o mundial de 2010. Os ucranianos foram eliminados pela Grécia na repescagem. Dificilmente veremos Shevchenko no Brasil, pois o atacante terá 37 anos em 2014.

O inglês Wayne Bridge, que anunciou desistência da Copa após descobrir caso de sua ex-mulher com John Terry, companheiro de seleção (leia abaixo), vai ter um companheiro de clube para dividir as mágoas durante o torneio. Adebayor, que também joga no Manchester City e é um dos atacantes mais mortais do futebol mundial, não terá a oportunidade de disputar a primeira Copa da história em seu continente. O atacante não foi capaz de classificar Togo, que perdeu a vaga para Camarões. Essa seria a segunda Copa do Mundo do atleta de 26 anos, que esteve na Alemanha em 2006.

Arshavin ainda tem tempo e a Rússia frequentemente monta bons times capazes de se classificar para uma Copa. Ibrahimovic e Adebayor já participaram da maior festa do futebol mundial. Imaginem um jogador, considerado o melhor do mundo, que simplesmente não tem a menor chance de participar de uma Copa, dada a fragilidade de sua seleção. Esse foi o caso do liberiano George Weah, que ganhou tudo o que tinha direito por seus clubes (principalmente o Milan) e até foi considerado o melhor jogador do planeta, em 1995, quando atuava justamente no time italiano. Mesmo assim, nunca foi capaz de ser um super-homem para ajudar a classificar a fraca Libéria a uma Copa do Mundo.

O jornalista Fernando Calazans cunhou uma frase brilhante sobre Zico nunca ter ganho uma Copa: “Se Zico não foi campeão do mundo, azar da Copa do Mundo”. Pois, se não temos craques como Weah nem em um único mundial, azar da Copa do Mundo.

Lembra de outros craques que nunca foram a uma Copa do Mundo? Envie e-mail ou envie mensagem pelo Twitter!

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.