Objeto de desejo

No dia 11 de julho de 2010, algum capitão terá a honra de erguer o Troféu Copa do Mundo Fifa pela décima vez na história. Antes da atual taça Fifa, existiu somente outro troféu entregue ao campeão do mundo.
[nggallery id=14398]

Criada já para a primeira Copa do Mundo, em 1930, no Uruguai, a taça Jules Rimet, que levava o nome em homenagem ao ex-presidente da Fifa e idealizador do torneio, seria dada em definitivo ao primeiro país campeão de três edições da Copa do Mundo. A honra foi conquistada pelo Brasil em 1970, após levantar o caneco em 1958 e 1962 antes daquele ano.

Depois do tri brasileiro, outra taça foi criada e estreou em 1974, na Copa da Alemanha. O Troféu Copa do Mundo Fifa foi escolhido depois de um concurso entre 53 modelos, vencido pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga. A taça atual foi feita com 5kg de ouro 18 quilates, pesa 6,175 kg no total, e mede 36,5 cm. De tempos em tempos, o troféu toma um banho de ouro, para manter sua beleza.

A nova taça apareceu justamente no ano em que o futebol sofreu uma revolução. A Holanda, comandada por Rinus Michels, entrou na Copa causando sensação e confundindo seus adversários com um esquema que ficou conhecido como “carrossel”, alusão ao fato de todos os jogadores se movimentarem o tempo inteiro e muitas vezes trocarem de posições entre si. Era impossível afirmar, com convicção, qual a posição de cada jogador. Na final, contra a anfitriã Alemanha, o time liderado pelo excelente Cruiff não resistiu e caiu por 2 a 1, de virada, junto com a proposta de uma revolução no esporte. O primeiro a ter a honra de levantar o Troféu Copa do Mundo Fifa foi o Kaiser Franz Beckenbauer.

Depois da primeira vez, a Alemanha voltou a vencer o cobiçado troféu em 1990, na Itália. No ano seguinte, o Brasil levantou pela primeira vez o Troféu Copa do Mundo Fifa, em 1994, nos Estados Unidos, honraria que a seleção conquistaria novamente em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. A Argentina também tem duas conquistas desde que o troféu mudou, em 1978 e 1986, na própria Argentina e no México, respectivamente. A Itália venceu a edição de 1982, na Espanha, e a última, em 2006, na Alemanha. A França é o único país da lista de vitoriosos do Troféu Copa do Mundo Fifa a conquistar o título somente uma vez, em 1998, em casa, batendo o Brasil na final.

Enquanto isso, após 13 anos exposta na CBF, a Jules Rimet foi roubada e supostamente derretida, em um episódio triste na memória do esporte brasileiro. Mas, pouca gente se lembra de que essa não foi a única vez que o objeto foi alvo de gatunos. Em 1966, pouco antes da Copa da Inglaterra, a Jules Rimet ficou exposta para o público inglês. Estranhamente, no dia 20 de março, quatro meses do início do mundial, a taça sumiu e a Scotland Yard foi designada para rastrear seu paradeiro. Após uma semana, o objeto foi encontrado por um cachorro em uma praça, atrás de arbustos e envolto em jornal. Pickles, o cachorro, virou celebridade após achar o troféu, que hoje valeria em torno de R$ 784 mil.

A taça atual não vai ser trocada, pelo menos por enquanto. Cada país campeão recebe uma réplica original, mas o troféu que será levantado no dia 11 fica com a Fifa. Na sua base, é inscrito o nome de todos os campeões em pequenas placas. Somente em 2038 todos os espaços serão preenchidos. Somente campeões mundiais, com algumas raras exceções, recebem a honra de tocá-la. Quem vai levantar o objeto mais cobiçado do futebol no dia 11 de julho? Façam suas apostas!

MAIS:
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.