“Estamos no momento de falar em conexão das informações”

Cézar Taurion durante palestra no Seminário Inovação: Metas e Desafios. Foto: Túlio Vidal
Cézar Taurion durante palestra no Seminário Inovação: Metas e Desafios. Foto: Túlio Vidal

“Falar em estratégia digital hoje já é atrasado. Estamos no momento de falar em conexão das informações”, sentenciou o sócio-fundador e CEO da consultoria Litteris Consulting no Seminário Inovação: Metas e Desafios perante a concorrência internacional, organizado por Brasileiros nesta quinta-feira (6), em São Paulo. Ele foi o quarto palestrante do primeiro painel, que discutiu a importância da tecnologia no desenvolvimento. 

LEIA MAIS: 
– “Temos que levar conhecimento à produção”, diz ex-ministro
“O nosso país é ávido por Internet”, analisa Flavio Lang
– Jim Sullivan, presidente da IDG, e o impacto da tecnologia no mercado

Enquanto palestrava, Taurion mostrou vários quadros animados de fatos cotidianos e alterados pelas facilidades da tecnologia, como as redes sociais, os celulares e as várias maneiras de se conectar com a internet. Em um deles, que arrancou risos da plateia e o obrigou a parar sua fala, um homem vai se confessar com um padre e, quando assume que pecou, o sacerdote avisa que já sabe o que o fiel fez, pois viu no Facebook. “Um em cada cinco habitantes do planeta tem um perfil no Facebook. Em um minuto três milhões de likes são feitos nesta rede social, 169 mil horas de vídeo são colocados no Youtube, 39 mil tweets, milhões de mensagens no WhatsApp. E no minuto seguinte, tudo se repete ou se aumenta. Imagina o potencial disso para o futuro?”, questionou.

Taurion, que também já trabalhou na IBM, também lembrou que as novas gerações estão se adaptando muito rápido com as novidades tecnológicas, e que a inovação criada a partir delas faz com que, em curtos espaços de tempo, outras tecnologias suplantam produtos ou serviços ainda “novos”. “Hoje podemos trabalhar de qualquer lugar: do aeroporto, de cas, da rua. O que é o trabalho? O smartphone? O tablet? É com essas ferramentas que a geração digital que está aí nasceu e manuseia muito bem. Isso é fundamental para entender a mudança tecnológica que esta geração vive, algo que não acontecia há quarenta, cinco anos atrás”, disse ele. “Metade da população do mundo está conectada na internet e isso cria um compartilhamento de ideias, de informações, de dados, que é fantástico. Mais curioso ainda é pensar que 70% das pessoas do planeta têm celulares. Ou seja, são cerca de 5 bilhões de aparelhos, sendo que 2 bilhões deles já são smartphones, e apenas 3 bilhões de pessoas têm escovas de dente. Assim, vemos que a tecnologia já faz parte da vida das pessoas com uma intensidade enorme”, completou. 

Taurion também citou por várias vezes o impacto que as mudanças tecnológicas realizaram no cotidiano das pessoas, sem que elas desse conta. Ele mostrou uma fotografia da multidão que acompanhou o discurso do Papa Bento XVI, na Praça São Pedro, no Vaticano, em 2005, e uma foto do mesmo ângulo durante a aparição do Papa Francisco, após ser eleito, em 2013. Na primeira imagem, as pessoas apenas olham para Bento, enquanto na segunda é possíve ver um mar de celulares filmando e fotogrando Francisco. “A maneira como trocamos informações mudou totalmente. Há dez anos atrás não tínhamos nada disso. A própria word wide web é de 25 anos atrás, quando apenas 1% do mundo estava conectado. O sistema de wi-fi é de 2007, o Twitter é de 2006, o primeiro Ipad é de quatro anos atrás. Não percebemos o impacto dessas coisas. Como será daqui dez anos?”, finalizou.

Exemplo de crescimento do uso de celulares usado por Cézar Taurion durante sua palestra no Seminário Inovaçao: Metas e Desafios. Foto: Montagem de NBC News
Exemplo de crescimento do uso de celulares usado por Cézar Taurion durante sua palestra no Seminário Inovaçao: Metas e Desafios. Foto: Montagem de NBC News

César Taurion participou do debate do painel A Tecnologia a Serviço da Pesquisa e do Desenvolvimento ao lado de Marco Antônio Raupp, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Jim Sullivan, presidente da IDG Internacional Publishing Services e da escritora Martha Gabriel. O evento acontece durante esta quinta-feira (6), no Hotel Tivoli, na região da Avenida Paulista, em São Paulo. 

Acompanhe a cobertura completa da 4ª edição do Seminário Brasileiros Ciclo Inovação


Comments

Uma resposta para ““Estamos no momento de falar em conexão das informações””

  1. […] Cezar Taurion é CEO da Litteris e participou na primeira semana de novembro do painel “A Tecnologia a Serviço da Pesquisa e do …, da 4ª edição do Seminário Brasileiros Ciclo Inovação, promovido pela Revista […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.