Aluno baleado na porta da FFLCH não corre risco de vida

O estudante de Letras da Universidade de São Paulo (USP), Alexandre Simão de Oliveira Cardoso, de 28 anos, não corre risco de vida. Ele passou por uma cirurgia de emergência no Hospital Universitário na noite desta terça-feira (2) para retirar a bala que o atingiu durante uma tentativa de assalto na escadaria que dá acesso a um dos prédios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), na noite desta terça, mas não teve nenhum órgão vital atingido.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, três indivíduos abordaram Alexandre enquanto ele buscava seu carro que estava estacionado ao lado de um ponto de ônibus no prédio da FFLCH. Assustado, ele correu, mas tomou um tiro nas costas de um dos assaltantes e caiu na escada, sendo imediatamente socorrido por alunos que estavam no local. A Polícia Militar ainda chegou a perseguir os suspeitos e informou, mais tarde, que apreendeu três menores na saída do campus. Um deles estava armado e, segundo a reportagem, confessou ter atirado. O delegado da 91º DP, do Ceasa, Omar Guerke, negou que o menino tenha admitido o disparo.

Alexandre ficou caído por alguns minutos na escada do prédio até a chegada do socorro médico. Segundo os alunos, ele chegou a tentar entrar no prédio da Letras, mas não conseguiu. Assim que o episódio aconteceu, uma série de mensagens em aplicativos de mensagens ou passadas pelas salas fizeram com que algumas aulas acabassem mais cedo.

Segurança na USP

A Secretaria de Segurança Pública pretende implementar no campus da USP um novo modelo de policiamento, baseado num programa japonês chamado Koban. Nele, a ação policial deve ser mais preventiva e envolvida com a comunidade universitária: os soldados terão até 26 anos, treinamento para lidar com os alunos e serão voluntários. Segundo a Folha, de janeiro a julho deste ano, a USP teve 129 furtos, 33 roubos, dois sequestros, três sequestros-relâmpago e um estupro.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.